Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas e aproveite ao máximo a Pertinho de Casa.

O cadastro como vendedor é gratuito?

Sim, o cadastro é 100% gratuito! A Pertinho é uma iniciativa sem fins lucrativos. Além disso, não apenas o cadastro é gratuito, como a iniciativa inteira, de modo geral. Não cobramos taxas, nem assinaturas, nem nada do tipo.

Preciso cadastrar quais informações e por quê?

As informações essenciais que pedimos são: nome da sua loja, e-mail, número de celular com WhatsApp, CPF ou CNPJ, e a categoria do seu negócio.

Além dessas informações essenciais, pedimos também informações complementares, como horário de atendimento, meios de pagamento aceitos, frete, entre outros.

Essas informações são necessárias para que consigamos disponibilizar ao seu cliente todos os detalhes de funcionamento do seu negócio. No caso da Pertinho de Casa, como grande parte da transação de venda é através do whatsapp, precisamos que o celular cadastrado tenha whatsapp habilitado.  Lembre-se: quanto mais informações sobre o seu negócio estiver disponível, maior será a chance de ter um cliente satisfeito.

Onde posso realizar o meu cadastro como vendedor?

Na página inicial, na área superior da tela, tem o botão “Quero vender”. Clique nele, preencha os dados e pronto. Se preferir, clique aqui (https://pertinhodecasa.com.br/quero-vender/) e seja direcionado para esta página.

Por que eu devo me cadastrar como vendedor da Pertinho de Casa?

A Pertinho de Casa é um Market Place do bem. Não há taxas, nem assinaturas. Disponibilizamos gratuitamente todo o sistema para quem tem um pequeno negócio. A Pertinho de Casa é uma oportunidade de digitalização para você que tem um pequeno negócio e ainda não está na internet.

O que é a Pertinho de Casa?

Somos uma iniciativa sem fins lucrativos que conecta vendedores e compradores que estão pertinho uns dos outros. A Pertinho de Casa surgiu a partir da união de algumas empresas para ajudar os pequenos negócios: Accenture, Facebook, FAESP, Sebrae, Senar e Vtex.

Por que usar a Pertinho de Casa?

Se você é vendedor, consegue vender de forma on-line pela Pertinho de Casa, sem pagar nenhuma taxa.

Se você é consumidor, consegue comprar de quem está pertinho e assim ajudar a economia local, de forma mais consciente. 

Quem pode vender pela Pertinho de Casa?

Todos os micro e pequenos empreendedores que tenham mais de 18 anos podem vender no nosso site. É só se cadastrar, com CNPJ ou CPF. Se você já vende por outros sites ou plataformas on-line, vai ser mais um jeito de os compradores te encontrarem!

Quem são os parceiros oficiais da Pertinho de Casa?

Os parceiros são:

Por que foi criada a iniciativa Pertinho de Casa?

A Pertinho de Casa surgiu a partir de uma ideia de fazer o bem, no início da pandemia em 2020. Conforme o número de micro e pequenas empresas iam sofrendo gradativamente com a crise no Brasil, identificamos que grande parte desses negócios precisavam se digitalizar para continuar existindo. Assim, adotamos como missão ajudar pequenos e micro empreendedores a potencializar sua presença digital de forma sustentável a longo prazo, conectando compradores e vendedores através de uma plataforma digital 100% gratuita.

A boa notícia é que a Pertinho de Casa veio para ficar!

Nós acreditamos na importância da digitalização e por isso, queremos garantir que a plataforma possa continuar auxiliando os empreendedores no comércio online, mesmo após o fim da pandemia.

A Pertinho de Casa cobra algum valor do vendedor ou do comprador?

Não. O cadastro e as vendas são feitos de forma totalmente gratuita, isto é, sem a cobrança de taxas ou assinaturas.

Quais são os perfis oficiais da Pertinho de Casa nas redes sociais?

Nossos perfis são:

Por onde eu fico sabendo das novidades, dicas e conteúdos da Pertinho de Casa?

Você pode saber sobre novidades, dicas e conteúdos da Pertinho de Casa pelos nossos canais oficiais: nosso blog, a comunidade do facebook, o nosso canal do telegram e por e-mail que enviamos. Para obter acesso à comunidade e ao canal, acesse a Área do Vendedor.

A Pertinho de Casa vai divulgar o meu negócio?

A Pertinho não faz divulgação dos vendedores, você será encontrado pelas pessoas que estiverem mais próximas do seu endereço, através do seu CEP. Mas temos três dicas pra você:

Preencha o seu perfil de forma completinha, isso irá ajudar você a ser encontrado por mais vendedores. Não esqueça de deixar a sua vitrine sempre em dia, com o seu catálogo de produtos atualizado.

Divulgue a sua presença na Pertinho, compartilhe o link de sua loja e conte para os seus clientes sobre a plataforma. Quanto mais gente usando a Pertinho, mais chances de venda.

Confira sempre as dicas que postamos no blog da Pertinho. Lá você encontra informações que podem ser úteis para alavancar as suas vendas: https://blog.pertinhodecasa.com.br/

Preciso ter uma loja online para me cadastrar na Pertinho de Casa?

Não é preciso ter uma loja online para se cadastrar na Pertinho de Casa.

Preciso ter um site para me cadastrar na Pertinho de Casa?

Não é preciso ter um site para se cadastrar na Pertinho.

Tenho uma loja física. Posso me cadastrar na Pertinho de Casa?

Pode sim! Não há nenhuma restrição quanto a isso. A Pertinho de Casa nasceu para digitalizar o seu negócio.  😉

Preciso ter redes sociais para me cadastrar na Pertinho de Casa?

Não é necessário ter, mas é bom para ajudar na divulgação do seu negócio.

Onde posso conseguir dicas para aumentar minhas vendas?

Você pode conseguir dicas de como aumentar suas vendas em nosso blog (https://blog.pertinhodecasa.com.br/). Além de dicas nós também postamos conteúdos explicativos e materiais para divulgação.

Como posso me comunicar com outros vendedores?

Você pode entrar na nossa comunidade do Facebook que é apenas para vendedores, basta solicitar acesso em: www.facebook.com/groups/empreendedorespertinho

Quais os canais de comunicação da Pertinho de Casa, voltada para vendedores?

Nosso canais de comunições com os vendedores são:

Quem é responsável pela Pertinho de Casa?

A Faesp é a principal responsável pela Pertinho de Casa. Mas conta com o apoio direto dos demais parceiros, que são: a Accenture, a VTEX, o SEBRAE, o Facebook e a Anglo-American.

O que é a Área do Vendedor e para quê serve?

A área do vendedor é onde você vai poder fazer a atualização do seu cadastro e da sua vitrine. Além disso, dentro da área de vendedor você consegue copiar o link de sua loja e também compartilhá-la para seus conhecidos e clientes, é só clicar no botão de compartilhamento por WhatsApp.

Como eu faço para cancelar o cadastro da minha loja na Pertinho de Casa?

Entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@pertinhodecasa.com.

Como funciona a Área do Vendedor?

A Área do Vendedor é uma parte do site destinada ao empreendedor que cadastrou o seu negócio na Pertinho de Casa. Nesta área você editar a maioria das informações do seu negócio, e também pode cadastrar seus produtos (caso haja).

Como cadastro meus produtos?

No site da Pertinho, acesse a Área do Vendedor fazendo o login. Depois, desça até encontrar a opção “Clique aqui para cadastrar seus produtos”. Então, clique em “Adicionar categoria” para criar uma categoria macro. Agora que já temos uma categoria cadastrada, clique em “Cadastrar Produto”. Informe em cada campo os dados solicitados sobre seu produto. Não se esqueça de tirar uma boa foto do seu produto. Veja abaixo as instruções sobre cada campo. Ao finalizar, clique em “Cadastrar Produto”. Para mais informações acesse este link do nosso blog: https://blog.pertinhodecasa.com.br/2020/09/04/como-criar-a-sua-loja-dentro-do-site-da-pertinho-de-casa/

Como eu posso divulgar meu negócio da melhor maneira?

Algumas dcas básicas são: crie perfis para o seu negócio nas redes sociais e adote estratégias de comunicação e divulgação. Acesse nosso blog (https://blog.pertinhodecasa.com.br/) para ver todas as nossa dicas para melhorar a divulgação do seu negócio.

Qual é a importância de manter a vitrine de produtos atualizada?

A vitrine de produtos irá facilitar a sua relação com o cliente: ele conseguirá ter uma noção mais rápida de seu catálogo de produtos e assim poderá fechar negócio de forma mais simples.

Quer ajuda para cadastrar seus produtos?

Acesse nosso blog e confira o passo a passo: https://blog.pertinhodecasa.com.br/2020/09/04/como-criar-a-sua-loja-dentro-do-site-da-pertinho-de-casa/

Além de produtos, posso oferecer serviços pela Pertinho de Casa?

Pode sim! Você pode oferecer os mais diversos tipos de serviço dentro da Pertinho de Casa, basta você selecionar o serviço em nossa lista de categorias. Como você não tem um catálogo de produtos, incentivamos que você preencha da forma mais completa o seu perfil e deixe bem claro os tipos de serviço que você presta, com detalhamento, para facilitar o seu encontro com possíveis clientes.

Quais serviços e produtos eu posso oferecer na Pertinho de Casa?

Você pode oferecer qualquer produto ou serviço que não seja ilegal/ilícito como:

Para conferir todas as categorias oferecidas pela Pertinho, inicie seu cadastro em https://vendedores.pertinhodecasa.com.br/quero-vender/.

Na área do vendedor, logo na primeira página, há um ícone escrito “este é o link da sua loja”. Clicando nele, você pode copiar o link para utilizar em suas publicações ou pode enviar ele de forma direta pelo Whatsapp.

Como cadastro as redes sociais do meu negócio?

Na área do vendedor, clique em “editar informações” assim aparecerá uma a opção de adicionar ou editar suas redes sociais.

Como meus clientes vão encontrar minha loja?

Os compradores com endereço dentro do raio de entrega definido por você (de 5 a 20km) encontrarão a sua loja pelo nosso site ou aplicativo. O site usa a geolocalização para fazer essa conexão, uma tecnologia que mostra a região que a pessoa está enquanto acessa nosso site.

Posso cadastrar como meu endereço um endereço diferente do que eu moro?

O ideal é que o endereço seja o endereço onde fica sua loja. No entanto, caso o seu ponto de entregas não seja próximo ao seu endereço – por exemplo: você é um produtor rural, mas todas as suas entregas são feitas na cidade de São Paulo – você pode sim cadastrar outro endereço, o importante é que você coloque no local onde você realiza as entregas, desta forma, o raio será aplicado nessa cidade.

Além disso, você possui a opção de deixar o seu endereço oculto, caso não queira que os compradores visualizem o seu endereço completo.

Quais informações são importantes constar na página do meu negócio e como mantenho elas atualizadas?

É muito importante ter o seu negócio bem descrito e com os principais produtos que você vende, porque é assim que seu cliente vai te escolher. Mantenha a sua área de vendedor no site sempre atualizada com formas de pagamento, redes sociais e novos produtos.

Como eu cadastro ou edito as informações do meu negócio?

Para cadastrar o seu negócio, no nosso site, clique em “Cadastrar meu negócio” e preencha o formulário. Depois de realizar o cadastro, você poderá acessar a “Área do Vendedor“, onde poderá incluir mais informações sobre o seu negócio.

Como eu descubro o status do meu pedido?

Após realizar o pedido, o vendedor receberá todas as informações e poderá atualizar o status através da nossa plataforma. Se você é cliente, você receberá todas estas atualizações via whatsapp e e-mail, previamente cadastrados durante seu processo de compra.

Quem eu devo procurar caso tenha algum problema com meu pedido?

A Pertinho de Casa é apenas um canal de incentivo e conexão entre as partes, não sendo responsável por quaisquer perdas, danos, prejuízos ou lucros cessantes que você possa sofrer devido às negociações realizadas ou não através do site.

Sendo assim, solicitamos que entre em contato diretamente com o vendedor que é o responsável pela entrega dos produtos e os detalhes relacionados às entregas, pagamentos, cancelamentos, etc. 

Por que a Pertinho de Casa não oferece cupons?

A Pertinho de Casa não oferece cupons porque não somos responsáveis pelas transações de compra. Todo detalhamento do pedido sobre forma de pagamento, entrega e outras questões são definidas via WhatsApp diretamente entre cliente e vendedor. Por isso não conseguimos aplicar um sistema de cupons.

Como são feitas as vendas e entrega de um pedido?

Depois que o consumidor encontrar o negócio do seu interesse na Pertinho de Casa, ele vai entrar em contato com o vendedor pelo WhatsApp cadastrado. Por ali, será possível combinar os detalhes da venda e da entrega.

Onde eu baixo o app da Pertinho de Casa?

Nosso aplicativo está disponível no GooglePlay e na AppStore. E em nossa página inicial tem um QR code que irá te direcionar direto para o aplicativo nessas plataformas.

Como funciona o app da Pertinho de Casa?

Digite o endereço da sua casa ou de onde você está. É importante colocar o nome e número da rua certinho ou o CEP. Assim todos os negócios que estão próximos a você irão aparecer na tela. Quando achar o que procura entre em contato com o vendedor por WhatsApp e faça seu pedido. Pronto, depois é só combinar o pagamento, data e horário de entrega.

O aplicativo é apenas para consumidores.

Como funciona o site da Pertinho de Casa?

Digite o endereço da sua casa ou de onde você está. É importante colocar o nome e número da rua certinho ou o CEP. Assim todos os negócios que estão próximos a você irão aparecer na tela. Quando achar o que procura entre em contato com o vendedor por WhatsApp e faça seu pedido. Pronto, depois é só combinar o pagamento, data e horário de entrega.

O site é para os clientes e também para os vendedores, que podem gerenciar suas lojas pela “Área do Vendedor“.

Fiz uma compra e ela não chegou.

A Pertinho de Casa é apenas um canal de incentivo e conexão entre as partes, não sendo responsável por quaisquer perdas, danos, prejuízos ou lucros cessantes que você possa sofrer devido às negociações realizadas ou não através do site.

Sendo assim, solicitamos que entre em contato diretamente com o vendedor que é o responsável pela entrega dos produtos e os detalhes relacionados às entregas, pagamentos, cancelamentos, etc. Caso precise de alguma ajuda ou orientação, envie um e-mail relatando seu caso para contato@pertinhodecasa.com.br.

Fiz uma compra e tive problemas com o pagamento.

A Pertinho de Casa é apenas um canal de incentivo e conexão entre as partes, não sendo responsável por quaisquer perdas, danos, prejuízos ou lucros cessantes que você possa sofrer devido às negociações realizadas ou não através do site.

Sendo assim, solicitamos que entre em contato diretamente com o vendedor que é o responsável pelo pagamento do produto ou serviço. Caso precise de alguma ajuda ou orientação, envie um e-mail relatando seu caso para contato@pertinhodecasa.com.br.

Não consigo fazer contato com o vendedor.

Normalmente, recomendamos que você entre em contato via WhatsApp. Mas, se mesmo assim você não conseguir, pode ligar diretamente para o vendedor (dentro do horário de atendimento da loja). Caso ainda não consiga, você pode ir até o endereço da loja. Se mesmo assim você ainda estiver tendo problemas, por favor, relate em detalhes num e-mail e envie para contato@pertinhodecasa.com.br para que possamos te ajudar.

Meus produtos não estão aparecendo.

Por gentileza, entre em contato com o nosso suporte (contato@pertinhodecasa.com.br) com um print da sua tela.

Meus dados estão errados ou desatualizados e não consigo alterá-los.

Suas informações podem ser atualizadas ou alteradas na área do vendedor. Apena clique em “editar”, assim aparerá todas as informações que você pode alterar. Atenção:  dados como o “nome de sua loja”, “e-mail” e “telefone com WhatsApp” só podem ser alterados via solicitação por e-mail: contato@pertinhodecasa.com.br.

Não consigo acessar a Área do Vendedor.

Se você está encontrando dificuldades com login e senha, recomendamos que você redefina sua senha para acessar a Área do Vendendor. Caso você esteja encontrando outros tipos de dificuldade, por favor, envie um e-mail relatando detalhadamente o problema para o seguinte endereço: contato@pertinhodecasa.com.br.

Não consigo finalizar o meu cadastro.

Entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@pertinhodecasa.com.br.

Inseri uma informação errada ou desatualizada e não consigo alterá-la.

Suas informações podem ser atualizadas ou alteradas na área do vendedor. Apena clique em “editar”, assim aparerá todas as informações que você pode alterar. Atenção:  dados como o “nome de sua loja”, “e-mail” e “telefone com WhatsApp” só podem ser alterados via solicitação por e-mail: contato@pertinhodecasa.com.br.