Datas comemorativas Dicas para vender mais Festa Junina

10 dicas para aproveitar a festa junina, inovar e aumentar as suas vendas!

Quer saber como ganhar dinheiro com festa junina esse ano? Vem com a gente aprender algumas dicas para inovar e lucrar durante os meses de junho e julho!

A pandemia mostrou que a inovação será cada dia mais decisiva para seu negócio. Encurte caminhos e vá direto ao ponto com os cursos gratuitos do Portal Educacional da Pertinho de Casa.

Confira as dicas para aumentar as vendas na festa junina:

1 – Faça uma lista detalhada de tudo o que você vende

É um excelente exercício para você conhecer com exatidão o mix de produtos ou serviços que você oferece. 

Faça a lista consultando suas anotações, olhando o cardápio, perguntando para a equipe. Será a base para sua estratégia de aumentar as vendas durante as festas juninas.

2 – Agora, selecione itens com um olhar para festa junina

Pode ser que você precise focar em alguns produtos ou serviços específicos para aproveitar melhor o tema junino. Você também tem a oportunidade de acrescentar itens novos (seus e de terceiros) ou modificar a forma de apresentação, embalagem e detalhes.

3 -Estude sua capacidade de produção e estoque

Conheça sua capacidade de produção, entrega, de atendimento e de cuidar dos seus canais de divulgação e vendas para não deixar o cliente na mão ou insatisfeito. Olhe para o estoque ou para a estrutura necessária para realizar suas ideias. 

Determine qual é a sua expectativa de venda durante as festas juninas para programar a compra de matéria-prima e organizar sua agenda de produção.

4 – Para quem você vai vender?

Pense no seu público, o que ele gosta e como você fará para o produto ou serviço chegar até ele. Imagine que você tenha uma deliciosa canjica. Pode divulgar no bairro onde o seu negócio está ou contatar uma empresa e propor que eles comprem para presentear os colaboradores. Pode propor uma parceria com outra empresa para utilizar a canjica como sobremesa especial para o período.

É sempre bom aproveitar as oportunidades e pensar além do cliente convencional. Parcerias são excelentes negócios e uma forma do seu produto chegar mais longe e ser conhecido por mais pessoas!

5 – Saiba como vai entregar seu produto ou serviço

Ter uma estratégia diferente de frete pode ajudar. Por exemplo: frete grátis para endereços mais próximos ou em compras acima de determinado valor, ou frete expresso, ou agendado com a cobrança de uma taxa extra. Vender para quem está perto é uma ótima opção, facilitando a entrega ou até combinando para que o próprio cliente retire.

6 – Divulgue essa novidade para todos

Olhe para o que a empresa já tem de recursos e para o “mercado” mais próximo. Comece pelos contatos de clientes que já possui. Use o WhatsApp, com ligações, mensagens ou vídeos. Convide para conhecer as novidades do período junino. Gravar um vídeo curto (de até 1 minuto) e enviar para os contatos pode ajudar a alcançar mais gente, pedir para que as pessoas compartilharem. 

Você pode anunciar seus produtos nos grupos do Facebook da região, fazer alguns panfletos e, claro, aproveitar a Pertinho de Casa para criar uma loja virtual com uma vitrine incrível e completa pra divulgar seus produtos para os amigos e clientes

O que há nas ruas próximas ao seu pequeno negócio com potencial para ofertar os produtos ou serviços? Olhe o que está mais perto, pois pode custar menos e ser menos complexo vender assim. Tudo isso colabora para melhorar suas vendas nesse período de festas juninas.

7 – Busque parcerias

Tudo o que você faz pode ser feito com a ajuda de alguém. E para que essa ajuda seja considerada uma parceria, tem que trazer vantagem para os dois lados. 

Pergunte a si mesmo: O meu cliente é cliente de quem mais? 

Quem tem o mesmo público, tem possibilidades de parcerias. Propor divulgação conjunta ou agregar produtos/serviços de parceiros pode melhorar a sua oferta de valor.

8 – Aproveite a festa junina para inovar seus produtos

Na pandemia, vimos exemplos de empresas que venderam cachorro-quente no pote, bolo de cenoura no palito de picolé e até ovo de Páscoa de empada. 

Então, separamos algumas sugestões para você vender mais:

  • Kits temáticos: kit happy hour ou #sextou, com petiscos e bebidas alcóolicas (quentão, especialmente); kit “Arraiá: faça sua festa junina em casa”, com itens que vão de alimentação à decoração; kit “a criançada se diverte, uai”, com produtos destinados para o público infantil e sugestões de brincadeiras.
  • Compras para presente: embora um amigo secreto não seja comum nessa época, propor isso pode ser uma inovação. Se preferir uma estratégia mais tradicional, pode sugerir a compra para presentear alguém.
  • Dê opções para o cliente personalizar seu pedido utilizando adesivos com mensagens pré-definidas e capriche em uma embalagem temática e criativa.
  •  Correio elegante: ofereça ao cliente a possibilidade de enviar uma mensagem (por vídeo, áudio, um texto, um poema, uma música). Tá valendo correio físico ou virtual, para já contar como inovação! Na entrega física, você terá contato com o destinatário. Se for virtual, peça o contato do destinatário e envie pelo WhatsApp.

09 – Olhe para o futuro

Aproveitar o tema das festas juninas pode ser um ótimo começo para chamar a atenção do público para o seu negócio. Além disso, sabemos que no ano que vem teremos festa junina de novo. Aproveite esse ano para fazer o cadastro dos clientes e anotar as práticas que deram e não deram certo. Isso permitirá que no ano que vem seu negócio tenha ainda mais sucesso nessa época.

10 – Atenção aos detalhes

Para quem quer ganhar dinheiro com festa junina:

Produto de qualidade. O primeiro passo para fazer sucesso é ter um produto de qualidade e mostrar seu diferencial.

Inove. Os clientes gostam de praticidade. Mande todas as informações dos seus produtos, vídeos ensinando como usar e capriche no atendimento.

Se antecipe. Ofereça seus produtos com antecedência para atender as demandas dos seus clientes. São João passou? Já comece a se planejar para vender nas próximas datas especiais!

E o mais importante de tudo é você já ter uma rede social para o seu negócio e sua loja virtual da Pertinho de Casa para que os consumidores te encontrem pelo aplicativo, para você divulgar todos os seus produtos e detalhes de maneira profissional e que facilite a compra para o consumidor.

A missão da Pertinho é unir o seu pequeno negócio às pessoas que prezam pela qualidade e carinho dos produtos e serviços oferecidos localmente, ali pertinho, na sua cidade e região!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s