Dicas para vender mais Material para o vendedor

Pontuação de Perfil: tenha uma Loja Nota 10 na Pertinho de Casa!

Como empreendedor ou empreendedora, você sabe que para seu negócio continuar crescendo e atraindo novos clientes é preciso ter credibilidade e uma boa reputação no mercado.

Como empreendedor ou empreendedora, você sabe que para seu negócio continuar crescendo e atraindo novos clientes é preciso ter credibilidade e uma boa reputação no mercado.

Tudo isso está aliado com a qualidade que você entrega seus produtos e serviços.

É nessa hora que a pontuação é importante. Quem possui mais informações, facilidades e boas avaliações, conquista o consumidor com muito mais facilidade.

Aqui na Pertinho, focamos em sempre incentivar a melhoria do seu negócio trazendo dicas e facilidades para você e para o consumidor.

Explicaremos melhor, continue a leitura. 

Como funciona a Pontuação de Perfil da Pertinho de Casa?

A Pontuação do Perfil tem o objetivo de transformar os negócios que estão dentro da plataforma em cadastros em perfis mais completos e que oferecem melhores condições para seu cliente. 

Com um perfil completo e uma pontuação relevante, o vendedor tem um melhor posicionamento na plataforma, trazendo mais acessos para sua vitrine de produtos e muito mais chnces de vender.

Na prática, isso significa que as vitrines com mais pontos irão aparecer primeiro nas buscas.

Mesmo tendo um negócio, você também é consumidor em vários momentos do seu dia e entende que, quanto mais informação e detalhes sobre o negócio, mais confiança você tem.

Sem contar as possibilidades de pagamento e muitos outros atrativos, não é mesmo?!

Agora, vamos entender como ganhar mais pontos para influencia no posicionamento do seu negócio na Pertinho. 

Como eu posso melhorar avaliação da minha loja da Pertinho?

Entenda como os pontos são calculados e invista nesses pontos na sua loja virtual da Pertinho:

1 – Horário de atendimento

O horário de atendimento se refere ao tempo que sua loja está em funcionamento dentro da Pertinho, onde terá disponibilidade para responder os clientes e acompanhar pedidos.

Cada hora que a lojinha fica disponível na plataforma vale por 0,075 ponto.

 
Nesse parâmetro de Horário de Atendimento, a pontuação máxima é de 4 pontos.

Pontos horário de atendimento = horas/semana x 0,075

Se o total de horas por semana é menor que 40 = 3 pontos

Se o total de horas por semana é maior ou igual a 40 = 4 pontos

Exemplo: 

Vamos supor que sua loja tenha o horário de atendimento das 10h às 19h, total de 9h por dia, e funciona de segunda a sábado.

Número de dias x Número de horas por dia = Horas por semana 

6 dias x 9h = 54 

54 é maior que quarenta, então ganha pontuação máxima de 4 pontos 

2 – Descrição 

Cada caractere inserido na descrição no perfil é equivalente a 0,02 pontos. 

Nesse parâmetro de Descrição, a pontuação máxima é de 2 pontos.

Uma descrição curta com 80 caracteres pontuaria 1,6 pontos

80* 0,02 = 1.6

Já uma boa descrição com 240 caracteres teria a pontuação máxima de 2 pontos. 

Pontos descrição = 0,02  x o número de caractere 

3 – Pedidos/Contatos

Cada pedido e/ou contato que o vendedor recebe em sua loja soma 0,6 pontos para ele. 

Limitado a 3 pontos no total.

Um vendedor que teve 5 contatos + 2 pedidos terá o limite máximo de pontos = 3 

Outro vendedor que teve apenas 2 pedidos em sua loja terá a pontuação de 1,2. 

2 pedidos * 0,6 = 1,2 pontos.

pontos pedidos/contatos = 0,6 * quantidade de pedidos/contatos se número de pedidos/contatos < 3; 2, se número de pedidos/contatos >= 3

4 – Categorias de produtos/serviços

Cada categoria que o vendedor cadastra na plataforma equivale a 0,3 pontos.

Nesse parâmetro de Categorias, a pontuação máxima é de 3 pontos.

Um vendedor com 10 categorias teria o total de 3 pontos.

Outro vendedor, com 5 categorias, teria a metade dos pontos, 1,5 pontos. 

Pontos categorias = 0,3 * quantidade de categorias

5 – Quantidade de produtos

Cada produto cadastrado equivale a 0,3 pontos. 

Nesse parâmetro de Quantidade de Produtos, a pontuação máxima é de 3 pontos.

Um vendedor com 5 produtos cadastrados teria o total de 1,5 pontos

Já um vendedor com 10 produtos teria o máximo de pontos: 3.

Pontos para quantidade de produtos = 0,3 x quantidade de produto

6 – Foto de produtos/serviço

A foto de um produto é o principal atrativo ao consumidor, portanto, é ideal que todos os produtos/serviços tenham ao menos 1 imagem atrelada a eles. 

A pontuação aqui é relativa ao número total de produtos, ou seja, se 100% dos produtos tiverem ao menos uma foto, o vendedor consegue a pontuação máxima (3), se só 50% dos produtos tiverem foto, a pontuação atingida será 1,5.

Então, não deixe produtos sem fotos!

7 – Logo da loja

Logo é algo essencial para uma loja ter maior visibilidade e credibilidade. 

Por isso, só por ter a logo adicionada o vendedor já obtém 5 pontos para somar no final da Pontuação do Perfil.

Pontos para logo:

0, se não tem logo
5, se tem logo

8 – Pedido mínimo 

O valor do pedido mínimo tem uma dinâmica um pouco diferente, ele é calculado de acordo com os produtos cadastrados na loja. 

Nesse parâmetro de Categorias, a pontuação máxima é de 3 pontos.

1 ponto: se o valor do pedido mínimo for maior que o produto mais caro da vitrine;
2 pontos: se o valor do pedido mínimo for maior que a média do preço dos produtos;
3 pontos: se valor do pedido mínimo for menor que a média do preço dos produtos;

Um vendedor que possui 20 produtos cadastrados, no valor médio de R$40 e seu pedido mínimo é de R$25, obterá 3 pontos no score.  

Já outro vendedor, que possui um valor médio de R$40 e seu pedido mínimo é de R$50, obterá 2 pontos para o score. 

9 – Frete

Para entender a pontuação do frete, você precisará primeiro calcular a média de preço dos produtos cadastrados na Pertinho.

Calcula a média de preços dos produtos: você soma os valores de cada produto. Desse valor total, divida pelo número de produtos.

Exemplo: Você tem 3 produtos: 1 bolo de R$15,00, 1 bolo de R$20,00 e 1 bolo de R$25 reais.

Soma os preços 15+20+25 = 60
Agora divide pela quantidade de produto: 60 dividido por 3 = R$20,00 meu preço médio.

Lembrando que, para alcançar pontuação máxima em Quantidade de Produtos, você precisa de 10 ou mais produtos cadastrados.

Com esse valor médio já calculado, vamos entender o frete. 

Se o vendedor oferece frete grátis para seus clientes, ele obtém o total de 4 pontos.

Se a média calculada dos produtos for, por exemplo, R$35 e o frete oferecido R$50, o vendedor não pontuará, pois, o valor do frete é maior que o valor médio dos produtos.

Já, nesse mesmo exemplo, se com a média de R$35, ter o frete a R$10 (um valor de frete menor que o valor médio dos produtos), o vendedor teria uma pontuação de 2 pontos. 

10 – Métodos de pagamento

Quanto mais métodos de pagamento o vendedor aceitar, mais ele pontuará na Pertinho. 

Cada método cadastrado equivale a 0,25 pontos.

Nesse parâmetro de Categorias, a pontuação máxima é de 2 pontos.

Um vendedor que possui 5 métodos de pagamento pontuará 1,25. 

pontos métodos de pagamento = 0,25 * quantidade de métodos de pagamento se quantidade de métodos de pagamento < 8; 2, se quantidade de métodos de pagamento >= 8

11 – Promoção

A cada percentual (%) de desconto no valor total da vitrine, a pontuação sobe 0,1.

Nesse caso, a conta é um pouco mais complexa, mas vamos explicar:

Exemplo:

Se o vendedor tem 10 produtos de 5 reais, o valor total da sua vitrine é de R$50,00.

Agora, se ele der 50% de desconto em dois desses produtos, passará a ter
8 produtos deR$5,00  e
2 produtos de R$2,5.
Certo?

Logo, desconto total da vitrine passa a ser 5 reais e a pontuação deste critério será 1:

 550×100×0,1=10×0,1=1

Quanto mais promoções você gerar, mais pontos somará!

12 – Redes Sociais 

Se o vendedor possui Instagram e/ou Facebook cadastrado na Pertinho ele já tem 1 ponto a mais no seu score. 

Se não cadastrar, não ganha pontos. 

Conclusão

No final, soma-se a pontuação de cada parâmetro e se divide por 4 para obter a pontuação final. 

Pontos horário de atendimento + pontos descrição + pontos pedidos/contatos + pontos categorias + pontos quantidade de produtos + pontos foto de produto + pontos logo + pontos pedido mínimo + pontos frete + pontos métodos de pagamento + pontos promoção + pontos redes sociais / (dividido por) 4 = Pontuação do seu perfil

A nossa dica é: um passo de cada vez.

Faça um cadastro completo, com as informações do seu negócio, as redes sociais, uma boa descrição e vá seguindo todos os campos nessa sessão.

Após ter o negócio cadastrados com todas as informações, configure sua vitrine criando as categorias e inserindo os produtos com fotos.

No final, revise se cumpriu todas os requisitos para uma Loja Nota 10.

Lembre-se que sempre terá nosso suporte à disposição para te auxiliar nas configurações do seu perfil na Pertinho.

Para pedir ajuda ou tirar dúvidas, clique no botão de Ajuda que aparece na sua área do vendedor e preencha um resumo do que precisa.

Uma pessoa da nossa equipe de atendimento irá te auxiliar!

Somos pessoas reais, que se importam com a economia local  e queremos estar sempre Pertinho para o seu pequeno negócio prosperar.

Para te auxiliar na hora de criar promoções e descontos, preparamos um conteúdo que pode ser muito útil:

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