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Entenda a Importância de uma Logo para Sua Empresa

A importância da logo para sua empresa está no que ela comunica ao seu público, ou seja, autoridade, qualidade e valores.

Ela estará impressa nos seus produtos, adesivos, panfletos, cartão de visitas, fachada, redes sociais, e o mais importante de tudo, na mente dos seus clientes.

A logo da sua empresa é, muitas vezes, a porta de entrada para seu negócio. Ela é o primeiro contato entre seu público e a sua marca. Essa é sua chance de causar uma boa impressão! Por isso é tão importante demonstrar seu propósito e a qualidade do seu serviço através de uma expressão visual alinhada com seu negócio.

Mas vamos entender um pouco melhor:
– O que é uma Logo
– Por que ter uma logo
– 3 principais pilares de uma boa logo
– Erros que você não deve cometer
– Onde criar um logotipo

Completíssimo, não é mesmo? Prepare-se para ler esse blog e sair com muita animação e conhecimento para construir sua própria logo!

Vamos lá!

O que é uma logo

Quando uma logo é criada para uma empresa, pessoa, eventos e afins, é preciso se atentar na combinação entre texto e imagem. A união destes dois elementos compõe um símbolo visual que vai além do nome. Ele expõe a alma do negócio. Esta é uma grande parte da sua identidade de marca (é a parte visível dela).

Sua logo tem que ser memorável, algo que destaque seu negócio da concorrência e mostre ao público o que você faz e acredita. É importante que ela tenha um significado próprio, pois os valores do seu negócio, crença, propósito, visão e missão são os pilares que o sustentam. 

Resumindo, as pessoas comentam sobre o sentimento que tem da sua empresa, não sobre a logo que elas estão olhando. 

O que realmente importa para as pessoas é a experiência que elas terão com a sua marca, com o seu produto, bem como a mensagem que seu negócio passa para o mundo.

Um design bem feito não apenas passa um ar profissional, mas também deve significar algo mais profundo e elaborado. Isso mostrará que você se importa com seu negócio e seu público.

Porque criar uma logo para sua empresa

Uma logo bem planejada e executada gera confiança e atrai os olhares de potenciais clientes.

Ela diz exatamente quem é você, o que você faz, e quais benefícios você proporciona ao consumidor. Ela transmite a mensagem de que você faz um bom trabalho, mesmo para quem nunca ouviu falar da sua empresa.

Se a sua logo aparenta ser amadora, as pessoas vão duvidar da sua capacidade de entregar um bom serviço ou produto. Quem nunca deixou de entrar em contato com alguma empresa simplesmente porque julgou que ela não passa um ar de profissionalismo?

É parte do ser humano tomar decisões baseadas no que vemos, no que julgamos atraente e combina com nosso perfil. Um design mal-executado irá apenas afastar potenciais clientes.

Tenha uma logo para sua empresa que chame a atenção do seu público. É muito importante que quem a veja se lembre da sua marca e tenha uma impressão positiva do seu negócio.

Lembre-se, a logo da sua empresa cria uma conexão simbólica com a emoção e a memória das pessoas que a veem.

Por exemplo, a Nike. Seu símbolo não passa de um risco. Porém, a associação que fazemos ao ver aquele simples traçado é da visão da empresa de transformar o mundo através do movimento. Essa ideia poderosa define a marca Nike e sua logomarca comunica exatamente isso: movimento.

Com o tempo e uma estratégia de marketing contínua e consistente, sua logo irá fazer o mesmo para seu negócio. Pense muito na logo para sua empresa, pois, fazendo isso, você aumentará sua credibilidade e atrairá novos consumidores.

3 principais pilares para construir uma boa logomarca

A logo do seu negócio precisa ser clara a de fácil interpretação. Desta forma seu público vai se conectar rapidamente com ela. É muito importante manter a logo simples para ela poder ser adaptada aos diferentes tipos de formatos e aplicações.

Diferente das grandes empresas, a maioria dos negócios não passou anos investindo em reconhecimento de marca, muito menos possuem um orçamento de marketing generoso. Desta forma, apenas se apegue que a logo do seu negócio deve comunicar imediatamente quem é você e o que você faz.

Há muito a ser considerado no processo criativo de uma nova logo para sua empresa, mas resumindo, existem três pilares que a formam: uma fonte, cores e um elemento visual memorável (que pode até ser composto pela própria fonte).

Vamos lá, nós resumimos tudo para você conhecer esses três pilares e poder ter sua logo atraente e funcional! 

FONTE

CRÉDITOS: Anastasia Zhenina on Unsplash

A escolha da fonte para a logo da sua empresa, bem como seu alinhamento, é tão importante quanto a escolha da cor e dos elementos gráficos que vão representar a sua marca. Por quê? Porque as pessoas associam o estilo da fonte ao significado da palavra para determinar o que sentem ao ler o nome da sua empresa.

Muito complicado? A gente descomplica.

A fonte presente na logo é usada para dar tom, voz e personalidade à sua marca. Escolha aquela que irá refletir o “jeito” da sua empresa. Se ela é mais elegante, tradicional, séria, brincalhona ou moderna.

Comparando com um móvel, a fonte da sua empresa deve ser esteticamente agradável e funcional ao mesmo tempo.

Tenha certeza que o nome da sua empresa está claro e legível. 

Pense antecipadamente como sua logo poderá ser usada: se ela vai estar em telas de diferentes tamanhos, cartões de visita, assinaturas de email e uniformes. De qualquer modo, é melhor uma logo que pode ser facilmente lida de perto e de longe. 

Importante: Se a sua logo tem um elemento gráfico (forma ou desenho), certifique-se que a fonte esteja em harmonia com a ilustração.

Você pode conferir algumas opções no Google Fonts. Lá, você encontra diversas opções de fontes gratuitas. 

Quando pensar que encontrou a fonte ideal, pergunte-se: a fonte que escolhi para minha marca atende um nível mínimo de comunicação, representatividade e apelo visual? Se a sua resposta for não, melhor escolher outra.

CORES 

CRÉDITOS: Connor Betts on Unsplash

A cor influencia diretamente na percepção da sua marca e o mais importante, ela tem o poder de influenciar na decisão de compra de quem a vê. Gatilhos mentais são acionados quando nos deparamos com uma cor, já que cada uma delas possui um significado.

Usar cores consistentes em sua logo garante um aumento de 80% no reconhecimento visual da sua marca!

Para encontrar as cores ideais para seu negócio, dependerá do seu ramo de atuação e do seu público alvo. 

Você deve ter percebido que empresas pertencentes a determinadas indústrias possuem cores similares. Por exemplo, empresas de seguro tendem a usar tons de azul porque esta cor comunica segurança e confiança. No geral, marcas usam azul para promover confiança em seus serviços e produtos.

Escolha as cores da sua empresa baseado nos sentimentos que você quer seu cliente sinta e nas ações que você quer que ele tome. 

As maiores marcas geralmente usam uma paleta de cores simples, composta em média por três cores. Elas também optam por cores sólidas ao invés de gradientes, isso faz a diferença na hora de aplicar a sua logo em telas, fundos com muita informação e, principalmente, na hora de imprimir ou estampar. 

Faça uso de ferramentas como o Coolor, que gera sugestões de cores, para te auxiliar na definição de uma paleta de cores consistente para seu negócio.

ELEMENTO GRÁFICO

O elemento visual ideal, assim como os outros dois pilares anteriores, deve gerar interesse e tornar sua logo memorável e fazer parte do todo.

Todos os elementos precisam fazer parte de uma coisa só e trabalharem juntos em harmonia.

Com o tempo e o uso repetitivo da sua logo, uma associação visual será formada na cabeça do consumidor.

Se você está decidido a construir o seu logotipo, aqui vão três erros que você deve evitar:

1- Copiar o logotipo de outra empresa

Cada negócio tem o seu propósito e cada propósito é único. Seguindo essa lógica, não tem como representar as peculiaridades da sua marca se você está copiando o logo de uma outra empresa. Inclusive, isso vai totalmente de encontro com a importância número 1 que falei acima.

2- Falta de estratégia

Para que caminho você vai quando não sabe aonde quer chegar?

O seu logo é a representação do seu negócio e se o seu negócio não tem uma estratégia bem definida, talvez ainda não seja o momento de ele ser representado. Primeiro defina seus propósitos, seus objetivos, suas razões e depois coloque a mão na massa. Assim, seu logo será assertivo.

3- Mensagem dúbia

Lembra que uma das funções de um logotipo é comunicar aspectos importantes da sua marca? Então, não se esqueça disso, senão pode acabar querendo vender um produto ou serviço de diversão por meio de um logo que passa apenas seriedade, por exemplo.

[aqui pode ser um banner, que a pessoa pode salvar a imagem etc, podemos aproveitar para mandar para os vendedores tb]

DICAS RÁPIDAS PARA CRIAÇÃO DA SUA LOGOMARCA:

1. Seja simples

2. Pesquise como os concorrentes fazem ou se inspire em outras marcas

3. Conheça o seu público e do que ele gosta

4. Pense o que realmente representa o seu negócio 

5. Dê uma olhada em quais são tendências

6. Pense no conceito do seu logo

7. Defina as cores

8. Monte o seu logo 

9. Peça opiniões para conhecidos sobre o que acharam e se faz sentido

Onde criar um logotipo?

Hoje em dia temos vários aplicativos e ferramentas para criar modelos de post de redes sociais e até logomarcas gratuitamente. 

Listamos as mais conhecidas:

Canva 

Turbologo

TaylorBrand

Agora não tem mais desculpas para não ser sua própria marca, né? 

Inspire-se, crie e insira sua logo na sua loja da Pertinho de Casa

Isso soma pontos à sua loja virtual, além de trazer muito mais profissionalismo para sua marca! 

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