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O que fazer para melhorar seu atendimento ao cliente!  

O atendimento ao cliente possibilita a concretização de relacionamentos mais duradouros com seus consumidores e pode gerar ótimos resultados para o seu  negócio.

O atendimento ao cliente possibilita a concretização de relacionamentos mais duradouros com seus consumidores e pode gerar ótimos resultados para o seu  negócio.

Para a maior parte das áreas de uma empresa, o atendimento é essencial.

É por meio dele que se cria o elo entre cliente e empresa e é estabelecido o primeiro contato com os clientes – e a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

No mundo digital não é diferente. Um atendimento ao cliente impecável se faz ainda mais necessário, pois diversas dúvidas podem surgir.  

Para você realizar esse serviço de forma ágil e eficiente, é preciso se atentar a alguns aspectos essenciais para um ser ágil e eficiente.

Neste post, você aprenderá sobre como fazer um bom atendimento ao cliente!


Atendimento ao Cliente para Micros e Pequenos Negócios

As pequenas empresas têm de coordenar diversas tarefas simultaneamente. 

Gestão de produtos, crescimento e controle de custos são algumas das prioridades que geralmente estão no topo da lista. E todos estes temas são fundamentais, porém, fidelizar clientes é uma das tarefas mais importantes que um empreendedor pode realizar no seu negócio.

E um dos segredos da fidelização de clientes é ter um atendimento simples, eficiente e que traga soluções!

A excelência no atendimento como diferencial para os pequenos negócios

Atendimento precisa ser encarado como um show e, para o show realmente acontecer, é preciso muito ensaio e preparação.

Muitos brasileiros sonham em abrir o seu próprio negócio, mas muitos também acabam abrindo um nano ou micro negócio perante a necessidade de gerar uma renda!

De qualquer modo, os empreendedores acabam percebendo que estão sendo mais do mesmo no mercado, ou seja, não tem um diferencial competitivo perante a concorrência.

Nesse caso, atender com excelência e encantar clientes pode ser uma grande vantagem competitiva dos pequenos negócios. 

Qualidade no atendimento é essencial para o crescimento

Para oferecer competitividade e bater de frente com grandes players do mercado em fatores como preço e divulgação, é preciso dispor de inteligência e um bom investimento. Como alternativa, temos o atendimento ao cliente, que é muito mais fácil de criar uma política de atendimento eficiente e valorizada quando a marca está no início da sua jornada.

Oferecer um bom atendimento depende mais de atitude e preparo do que aporte financeiro e uma equipe numerosa. Por isso, quando se está começando e a demanda por suporte é menor, é a hora ideal de criar uma boa fundação e ter a qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial.

A qualidade no atendimento é a grande força que move os pequenos negócios, promovendo o seu crescimento e mudando o desafio, afinal de contas, quando crescer você precisa manter o padrão de qualidade para um número maior de consumidores.

10 dicas para um bom atendimento ao cliente

Agora que já apontamos o que é o atendimento e como a qualidade do suporte na jornada do cliente pode acelerar o seu crescimento, chegou a hora mais esperada. Veja quais são as nossas dicas para um bom atendimento ao cliente, independente do tamanho da sua empresa:

1. Valorize cada cliente

Antes de mais nada, é indispensável que a sua empresa valorize cada cliente que entra em contato com a sua marca, independente se é um grande cliente ou um bem pequeno. 

Isso é importante porque quando o cliente é valorizado, ele acaba fidelizando, o que aumenta o Lifetime Value, que é o valor investido por ele ao longo do tempo que interage com a marca.

2. Seja transparente

Nossa segunda dica para um bom atendimento ao cliente é ser transparente em todas as suas interações. Deixe claro o que você pode ou não fazer para solucionar o problema do cliente, para que não se crie expectativas sem a chance de alcançá-las, o que pode decepcionar cliente.

3. Ofereça um ambiente confortável

Seja em empresa física ou ambientes digitais, oferecer um espaço confortável para o seu cliente se estabelecer enquanto interage com a sua marca é essencial. O atendimento ao cliente começa quando ele entra na sua loja. Se nesse momento ele se sentir intimidado ou sem saber qual o próximo passo, a qualidade do atendimento já estará prejudicada.

4. Adote um atendimento humanizado

Atendimento humanizado é aquele que se comporta como uma pessoa real e dá a oportunidade ao cliente de se conectar com quem fala. Usar uma linguagem clara, compreensível e empática é a base para elevar a qualidade do seu atendimento.

Criar uma conexão com o cliente facilita a abertura do consumidor para o que você tem a dizer, mesmo que ele tenha entrado em contato com um problema ou uma postura negativa.

5. Esteja disponível e não o deixe esperando

Uma dica essencial para um bom atendimento ao cliente é estar sempre disponível. Isso envolve estar presente nas redes sociais e disponibilizar uma grande variedade de canais para que ele entre em contato. 

Além disso, para diminuir o risco de perder o cliente, evite deixá-lo esperando por muito tempo, especialmente quando o atendimento personalizado já estiver em andamento.

6. Seja organizado e registre tudo

Mantenha um registro atualizado de todas as informações e interações do cliente. Contar com esse tipo de organização facilita a vida do atendente e melhora a qualidade geral do atendimento, pois garante a continuidade e atenção aos detalhes, tudo que um consumidor prioriza quando entra em contato com o suporte.

7. Antecipe o contato e faça atendimento pós-venda

Não espere uma reclamação surgir para entrar em contato e garantir a satisfação do cliente. Promover pesquisas de satisfação e atendimento pós-venda deve ser uma prioridade para garantir o bom atendimento ao cliente e evitar que ele desenvolva precocemente uma visão negativa da sua marca.

8. Tenha limites e não se sacrifique

Sabe aquele ditado “o cliente tem sempre razão”? Pois é, ele não é verdade. Em alguns pontos da vida da sua marca, é comum encontrar clientes que fazem solicitações exageradas, das quais eles não têm direitos e que seriam muito custosas para a empresa. Nesse caso, saiba quando dizer não e seja honesto com o consumidor e consigo mesmo.

9. Desenvolva sua equipe de atendimento

Nossa penúltima dica para um bom atendimento ao cliente é bem simples: busque melhorar. Desenvolver sua equipe de atendimento é sinônimo de qualidade no atendimento, mesmo que essa equipe seja você mesmo! Busque estar por dentro das novidades, fazer pesquisas, cursos e ler blogs sobre o assunto.

10. Invista em tecnologia para preencher suas lacunas

Nossa dica final é investir em tecnologia para preencher lacunas internas, especialmente se você possui um pequeno negócio e acaba tendo que gerenciar todas as áreas. Utilizar uma plataforma para concentrar as informações de pedidos, gerenciar o relacionamento e registrar informações de clientes, são formas de investir em qualidade e promover o seu crescimento.

A Pertinho de Casa é uma ótima opção para os pequenos negócios que querem começar a vender pela internet ou que querem expandir sua rede. A Plataforma é gratuita e pode ser usada como sua loja ou catálogo virtual onde seu cliente vê todos os seus produtos, preços, detalhes, formas de pagamento e depois fecha a venda direto com você!

Para prestar um bom atendimento na sua loja virtual por meio do WhatsApp certifique-se de:

1. Responder rapidamente às dúvidas dos consumidores, de preferência no mesmo minuto em que as requisições forem feitas;

2. Personalizar as mensagens usando o nome dos consumidores e ofertando os produtos que eles estão procurando ou produtos complementares;

3. Evitar enviar mensagens de ofertas e promoções a todo momento e sobretudo não enviar SPAM. Mantenha, assim, a sua credibilidade intacta;

4. Enviar mensagens em horário comercial apenas, pois o envio em outros horários pode gerar desencontros e perdas de vendas;

Aproveite essas dicas de como melhorar o seu atendimento ao cliente, comece a aplicá-las e veja o impacto positivo de tudo isso que falamos no seu pequeno negócio!

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