
O atendimento ao cliente possibilita a concretização de relacionamentos mais duradouros com seus consumidores e pode gerar ótimos resultados para o seu negócio.
Para a maior parte das áreas de uma empresa, o atendimento é essencial.
É por meio dele que se cria o elo entre cliente e empresa e é estabelecido o primeiro contato com os clientes – e a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
No mundo digital não é diferente. Um atendimento ao cliente impecável se faz ainda mais necessário, pois diversas dúvidas podem surgir.
Para você realizar esse serviço de forma ágil e eficiente, é preciso se atentar a alguns aspectos essenciais para um ser ágil e eficiente.
Neste post, você aprenderá sobre como fazer um bom atendimento ao cliente!
Atendimento ao Cliente para Micros e Pequenos Negócios
As pequenas empresas têm de coordenar diversas tarefas simultaneamente.
Gestão de produtos, crescimento e controle de custos são algumas das prioridades que geralmente estão no topo da lista. E todos estes temas são fundamentais, porém, fidelizar clientes é uma das tarefas mais importantes que um empreendedor pode realizar no seu negócio.
E um dos segredos da fidelização de clientes é ter um atendimento simples, eficiente e que traga soluções!
A excelência no atendimento como diferencial para os pequenos negócios
Atendimento precisa ser encarado como um show e, para o show realmente acontecer, é preciso muito ensaio e preparação.
Muitos brasileiros sonham em abrir o seu próprio negócio, mas muitos também acabam abrindo um nano ou micro negócio perante a necessidade de gerar uma renda!
De qualquer modo, os empreendedores acabam percebendo que estão sendo mais do mesmo no mercado, ou seja, não tem um diferencial competitivo perante a concorrência.
Nesse caso, atender com excelência e encantar clientes pode ser uma grande vantagem competitiva dos pequenos negócios.
Qualidade no atendimento é essencial para o crescimento
Para oferecer competitividade e bater de frente com grandes players do mercado em fatores como preço e divulgação, é preciso dispor de inteligência e um bom investimento. Como alternativa, temos o atendimento ao cliente, que é muito mais fácil de criar uma política de atendimento eficiente e valorizada quando a marca está no início da sua jornada.
Oferecer um bom atendimento depende mais de atitude e preparo do que aporte financeiro e uma equipe numerosa. Por isso, quando se está começando e a demanda por suporte é menor, é a hora ideal de criar uma boa fundação e ter a qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial.
A qualidade no atendimento é a grande força que move os pequenos negócios, promovendo o seu crescimento e mudando o desafio, afinal de contas, quando crescer você precisa manter o padrão de qualidade para um número maior de consumidores.
10 dicas para um bom atendimento ao cliente
Agora que já apontamos o que é o atendimento e como a qualidade do suporte na jornada do cliente pode acelerar o seu crescimento, chegou a hora mais esperada. Veja quais são as nossas dicas para um bom atendimento ao cliente, independente do tamanho da sua empresa:
1. Valorize cada cliente
Antes de mais nada, é indispensável que a sua empresa valorize cada cliente que entra em contato com a sua marca, independente se é um grande cliente ou um bem pequeno.
Isso é importante porque quando o cliente é valorizado, ele acaba fidelizando, o que aumenta o Lifetime Value, que é o valor investido por ele ao longo do tempo que interage com a marca.
2. Seja transparente
Nossa segunda dica para um bom atendimento ao cliente é ser transparente em todas as suas interações. Deixe claro o que você pode ou não fazer para solucionar o problema do cliente, para que não se crie expectativas sem a chance de alcançá-las, o que pode decepcionar cliente.
3. Ofereça um ambiente confortável
Seja em empresa física ou ambientes digitais, oferecer um espaço confortável para o seu cliente se estabelecer enquanto interage com a sua marca é essencial. O atendimento ao cliente começa quando ele entra na sua loja. Se nesse momento ele se sentir intimidado ou sem saber qual o próximo passo, a qualidade do atendimento já estará prejudicada.
4. Adote um atendimento humanizado
Atendimento humanizado é aquele que se comporta como uma pessoa real e dá a oportunidade ao cliente de se conectar com quem fala. Usar uma linguagem clara, compreensível e empática é a base para elevar a qualidade do seu atendimento.
Criar uma conexão com o cliente facilita a abertura do consumidor para o que você tem a dizer, mesmo que ele tenha entrado em contato com um problema ou uma postura negativa.
5. Esteja disponível e não o deixe esperando
Uma dica essencial para um bom atendimento ao cliente é estar sempre disponível. Isso envolve estar presente nas redes sociais e disponibilizar uma grande variedade de canais para que ele entre em contato.
Além disso, para diminuir o risco de perder o cliente, evite deixá-lo esperando por muito tempo, especialmente quando o atendimento personalizado já estiver em andamento.
6. Seja organizado e registre tudo
Mantenha um registro atualizado de todas as informações e interações do cliente. Contar com esse tipo de organização facilita a vida do atendente e melhora a qualidade geral do atendimento, pois garante a continuidade e atenção aos detalhes, tudo que um consumidor prioriza quando entra em contato com o suporte.
7. Antecipe o contato e faça atendimento pós-venda
Não espere uma reclamação surgir para entrar em contato e garantir a satisfação do cliente. Promover pesquisas de satisfação e atendimento pós-venda deve ser uma prioridade para garantir o bom atendimento ao cliente e evitar que ele desenvolva precocemente uma visão negativa da sua marca.
8. Tenha limites e não se sacrifique
Sabe aquele ditado “o cliente tem sempre razão”? Pois é, ele não é verdade. Em alguns pontos da vida da sua marca, é comum encontrar clientes que fazem solicitações exageradas, das quais eles não têm direitos e que seriam muito custosas para a empresa. Nesse caso, saiba quando dizer não e seja honesto com o consumidor e consigo mesmo.
9. Desenvolva sua equipe de atendimento
Nossa penúltima dica para um bom atendimento ao cliente é bem simples: busque melhorar. Desenvolver sua equipe de atendimento é sinônimo de qualidade no atendimento, mesmo que essa equipe seja você mesmo! Busque estar por dentro das novidades, fazer pesquisas, cursos e ler blogs sobre o assunto.
10. Invista em tecnologia para preencher suas lacunas
Nossa dica final é investir em tecnologia para preencher lacunas internas, especialmente se você possui um pequeno negócio e acaba tendo que gerenciar todas as áreas. Utilizar uma plataforma para concentrar as informações de pedidos, gerenciar o relacionamento e registrar informações de clientes, são formas de investir em qualidade e promover o seu crescimento.
A Pertinho de Casa é uma ótima opção para os pequenos negócios que querem começar a vender pela internet ou que querem expandir sua rede. A Plataforma é gratuita e pode ser usada como sua loja ou catálogo virtual onde seu cliente vê todos os seus produtos, preços, detalhes, formas de pagamento e depois fecha a venda direto com você!

Para prestar um bom atendimento na sua loja virtual por meio do WhatsApp certifique-se de:
1. Responder rapidamente às dúvidas dos consumidores, de preferência no mesmo minuto em que as requisições forem feitas;
2. Personalizar as mensagens usando o nome dos consumidores e ofertando os produtos que eles estão procurando ou produtos complementares;
3. Evitar enviar mensagens de ofertas e promoções a todo momento e sobretudo não enviar SPAM. Mantenha, assim, a sua credibilidade intacta;
4. Enviar mensagens em horário comercial apenas, pois o envio em outros horários pode gerar desencontros e perdas de vendas;
Aproveite essas dicas de como melhorar o seu atendimento ao cliente, comece a aplicá-las e veja o impacto positivo de tudo isso que falamos no seu pequeno negócio!
