Uncategorized

Checklist completo para o seu negócio bombar no final de ano

Os panetones nas prateleiras, os grupos no whatsapp pra organizar o réveillon e as decorações natalinas à venda não deixam enganar: o final do ano está chegando! E o que isso significa pra sua empresa? Essa é uma época ótima pro seu crescimento!

Separamos algumas dicas que ajudarão a planejar suas vendas pro fim do ano. Mas, antes, vale a pergunta:

Por que preparar minha empresa pro fim do ano?

Empresas de quase todos os setores fazem campanhas especiais, esperando colher bons frutos. Então, preparar o negócio para o fim de ano é fundamental para os empresários que contam com esse período para fechar as contas com bons resultados.

Veja algumas das oportunidades que essa época traz:

Esse é o tópico mais óbvio. Todo mundo consome mais no final do ano. E não somente itens físicos: as pessoas viajam mais, saem pra festejar, fazem consertos em casa (para receber as festas de fim de ano)… Praticamente qualquer negócio consegue achar uma brecha para aproveitar esse período.

Uma consequência do item anterior. Sabe aquele produto parado no seu estoque? Com a tendência ao consumo, essa é uma ótima oportunidade para usá-lo em uma promoção agressiva e zerá-lo de vez. Montar combos e descontos são ótimas alternativas! 

Em meio ao caos das compras de Natal, se destaca quem conseguir atender melhor. Elabore uma boa estratégia de marketing para alcançar novos consumidores e se empenhe em ter um ótimo relacionamento com eles. Atendimento pode ser o seu diferencial!

Agora que você entendeu os benefícios de ter um plano de vendas e de atuação nessa época, como e quando fazê-lo?

Se você ainda não começou, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Veja o nosso checklist de estratégias para enfrentar esse momento e sair vitorioso:

É oficial: final de ano é uma loucura pra todo mundo. Imagina para quem vive o que todo mundo vive e ainda tem que gerenciar seu próprio negócio?!

Aproveite a facilidade do mundo moderno e se alie a ferramentas que te ajudarão a enfrentar esse momento caótico. E quais são elas?

• Crie uma conta Gmail e utilize das planilhas online para controlar e atualizar seu estoque, caixa, pendências. No Gmail, você também tem acesso à agenda do Google. Lá, você pode anotar os contatos que precisa fazer, entregas e tudo o que não pode perder prazo!

• Cadastre-se na Pertinho de Casa, uma plataforma online e gratuita onde você pode ter sua loja virtual, livre de taxas, e ser encontrado pelas pessoas da sua região.

É inocência acreditar que uma empresa crescerá sem ter nenhum custo. E se a ideia é crescer ainda mais, as despesas também serão maiores. Afinal, será necessário produzir mais e, consequentemente, usar mais matéria-prima (e talvez até mão-de-obra extra). Mas lembre-se: é preciso investimento pra poder crescer.

Ter uma Planilha Financeira organizada, prever quais serão essas despesas extras, entender se o seu caixa está forte pra aguentar o impacto necessário para o crescimento… É muito importante manter um Planejamento de Fluxo de Caixa organizado.

Um caixa mal planejado pode se esconder na euforia do aumento das vendas em novembro e dezembro — mas ele reaparecerá quando as contas chegarem em janeiro e fevereiro.

Aplicando essas dicas você certamente terá um final de ano mais organizado e aumentará suas chances de vender nesse importante período comercial!

E já sabe né?

Conte sempre com a Pertinho de Casa para ter sua loja virtual gratuita, ter uma rede de apoio e receber informações importantes para o sucesso do seu pequeno negócio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s