LOCALIZAÇÃO: O movimento que enriquece a vida humana e apoia a economia local

Localização significa sair das bolhas exclusivas e instáveis das grandes corporações e começarmos a olhar para a economia real e local – nossa interação e consideração com outras pessoas e o mundo natural. Em vez de exigir inúmeras toneladas de cenouras perfeitamente puras e descartar as que não cabem no preço (como fazem as redes de supermercados), os mercados locais exigem uma diversidade de produtos e, portanto, criam incentivos para uma produção mais diversificada e ecológica. 

Foto por @svetlana.is via Twenty20

Isso significa mais alimentos usando muito menos máquinas e produtos químicos, mais oportunidades e mais empregos significativos que movam a economia da nossa comunidade, cidade e região. Significa uma redução drástica de emissão de CO2, sem necessidade de incontáveis embalagens plásticas, mais espaço para a biodiversidade selvagem, mais circulação de riqueza nas comunidades locais, mais conversas cara a cara entre produtores e consumidores, gerando uma interdependência genuína às pessoas e aos trabalhadores.

Este movimento é composto por iniciativas e grupos em todos os continentes trabalhando para reconstruir a aliança comunitária, reduzir o impacto ecológico e aumentar o bem-estar humano, trazendo a economia de volta ao nível local. Pense em feiras de produtores, hortas comunitárias, alianças de pequenas empresas, micro-redes, projetos de educação alternativa e muito mais.

Localização é ver a economia da sua cidade prosperar, valorizar o que é produzido ou oferecido localmente, ver os cidadãos tendo emprego e sentir aí na sua vida uma mudança significativa, seja na sua rotina, saúde financeira, física ou mental. É trazer a economia para pertinho de você e vê-la acontecer.

Foto por @maginnis via Twenty20

As empresas locais são a força vital de nossas comunidades. Elas não são apenas responsáveis pela maioria de nossos empregos e impostos locais, mas também são nossas âncoras sociais. 

Nas últimas décadas, o próspero movimento de Localização demonstrou enorme potencial para reduzir emissões e resíduos, aumentar a produtividade, melhorar o bem-estar social e mental e capacitar as comunidades locais.

Nossos heróis têm sido aqueles que tem garra e determinação para dedicar tempo, dinheiro e esforço para fazer funcionar a economia local, mesmo em um mundo dominado por grandes corporações e ideologia globalizante.

Após a experiência com a Covid-19, a necessidade de localização tornou-se clara para todos verem.

Muitos dependem de logísticas de suprimento globais e sistemas de distribuição centralizados para nossas necessidades básicas, desde os alimentos que comemos até a energia que usamos e os produtos manufaturados que consumimos. 

Mas, à medida que a Covid-19 desampara as cadeias de abastecimento e afasta cada vez mais a força de trabalho, ela ameaça restringir nosso acesso a alimentos, energia e bens. O medo da iminente escassez global de alimentos levou alguns americanos a começarem a plantar em seus próprios jardins e hortas.

Preocupações com eventuais quedas de energia levaram outros a comprar seus próprios geradores. E a escassez das máscaras N95 inspirou várias pessoas e empresas , como a REDE ASTA aqui no Brasil, para produzir versões caseiras.

Foto por Rede Asta

Com a pandemia, as pessoas perceberam a importância de logísticas de abastecimento mais curtas e da ajuda mútua da comunidade. Eles alcançaram os vizinhos, plantaram sementes e priorizaram passar o tempo com seus entes queridos.

Foi neste contexto que nasceu o World Localization Day (Dia Mundial da Localização)!

O evento do ano de 2020 incluiu contribuições de nomes como Jane Goodall, Russell Brand, Vandana Shiva e Brian Eno. Pessoas sintonizadas de 123 países.

Jane Goodall, Russell Brand, Vandana Shiva e Brian Eno (Fotos: Divulgação)



O Dia Mundial da Localização

20 de junho marca a data da campanha WLD (World Localization Day) internacional que visa incentivar a prática do movimento de localização em todo o mundo em uma força mútua para a mudança do sistema econômico global que vivemos.

World Localization Day por LocalFutures

Este ano, 2021, a campanha é descentralizadora e diversificada, à medida que é assumida por grupos de todo o mundo. Do Zimbábue ao Japão, do México ao Reino Unido, as pessoas estarão celebrando e aumentando a conscientização sobre o poder das economias locais através de workshops práticos, protestos de rua e conferências. Aqui no Brasil, a ECOUNI propôs uma sequência de eventos e lives para o público que você pode conferir aqui:  https://www.ecouniversidade.com/localizacao.

O evento do World Localization Day está especialmente focado na economia local alimentar. Nas palavras da organizadora Helena Norberg-Hodge, “o fortalecimento da economia local de alimentos é a coisa que nós podemos colocar todo o foco em construir um mundo melhor.”



Foto por Daniel Christian Wahl via Medium.com

Ao localizar nossos sistemas alimentares, podemos:

  • Produzir muito mais (e de melhor qualidade) alimentos por acre e, assim, reduzir a pegada ecológica humana
  • Fortalecer as cadeias de abastecimento locais e aumentar a segurança alimentar
  • Apoiar pequenas fazendas e negócios ricos em empregos
  • Aumentar a transparência, responsabilidade e produção ética
  • Eliminar o desperdício, o uso de recursos e as emissões inerentes ao sistema alimentar global
  • Estimular a diversificação da terra – curando ecossistemas, reconstruindo solos e reduzindo o carbono
  • Fortalecer sistemas de conhecimento baseados em local
  • Reconectar-se à Natureza e servir ao mundo vivo.

Então, como você pode se envolver no dia mundial da localização e movimentar a economia da sua região?

Fique ligado no movimento da Localização online. Participe de palestras, painéis, workshops, curtas-metragens, discussões, histórias e experiências de todo o mundo.

Traga o movimento global para a sua comunidade, promovendo um banquete de comida local. Pode ser tão pequeno quanto um jantar em família ou uma festa com amigos, ou tão grande quanto um banquete de rua do bairro.

Ajude a espalhar a palavra! Para manter a conscientização fluindo, precisamos da ajuda de pessoas como você, em todos os lugares.

Movimento de Localização no Brasil

O Brasil é um país que possui uma  diversidade de culturas presentes em sua história e em seu território. A Localização é uma conexão profunda com nosso povo.

Essa é a Pertinho de Casa! 

Começou quando um sonho tomou forma, durante a pandemia de 2020. Lançamos a plataforma que refletia a necessidade de apoio à transformação e inserção dos pequenos negócios no universo digital.

Mas nosso movimento vai muito mais além! 

O Movimento Pertinho de Casa é uma plataforma, junto de seus apoiadores e parceiros, que quer levar os conceitos de localização para as cidades brasileiras. 

Nós temos como missão apoiar os micros e pequenos negócios das cidades e queremos vê-los prosperar, oferecendo ferramentas para aumentarem suas vendas locais, redes de apoio e treinamentos para ampliarem seus conhecimentos sobre empreendedorismo. 

Se os micro empreendedores prosperam, nossa cidade, bairro e comunidade prosperam junto. Isso é a Localização tomando forma aqui no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑