Uncategorized

5 dicas para controlar o fluxo de caixa da sua empresa

A principal ferramenta para monitorar a entrada e saída de dinheiro é o jeito mais eficiente  
de organizar os gastos e gerir o seu negócio

1 – Na ponta do lápis 

A regra é clara: registre tudo. Quando todas as entradas e saídas estão anotadas, fica mais fácil organizar as contas, identificar o que gera os maiores gastos e perceber de onde vem a maior receita.  

Fica a Dica: Separe as informações por categoria para ter uma percepção mais detalhada. Colocar apenas “gastos” e “ganhos” não vai ajudar muito na saúde do seu negócio, acredite! 

2 – Controle diário  

Planejamento é tudo quando o assunto é finanças. Por isso, acompanhar diariamente a entrada e a saída de dinheiro da sua empresa ajuda a evitar surpresas. E mais! Caso algum imprevisto aconteça, você terá mais segurança para tomar atitude se conhecer bem a dinâmica do seu fluxo de caixa.  

3 – Avaliações contínuas  

Seja crítico ao avaliar o seu fluxo de caixa. Você teve o retorno que deseja com a venda de determinado produto ou serviço? Se não, é hora de repensar seus contratos com fornecedores ou clientes. Foque sua energia de produção naquilo que garante mais retorno financeiro. 

4 – Planeje melhorias 

Graças ao fluxo de caixa é possível fazer uma projeção a longo prazo. Avalie o cenário e separe uma parcela dos seus ganhos para reinvestir no próprio negócio.  

5 – De olho no estoque 

Você já deve ter escutado que estoque é dinheiro parado. Isso porque o dinheiro que investiu nele pode impedir que você aproveite outras oportunidades que seriam importantes para sua empresa. Calcule o valor do seu estoque e questione qual é o limite máximo e mínimo de estoque que a sua empresa precisa para funcionar. Essa percepção evita prejuízos. 

Aqui tem mais conteúdo para você aproveitar: 

5 lições que todo microempreendedor deve saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s