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Dia do Consumidor: 7 dicas essenciais para vender mais nessa data

Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado relevância no comércio digital, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.

Você ainda pode lucrar com a principal data do varejo do primeiro trimestre!

Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado relevância no comércio digital, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.

Você deve estar se perguntando se vale a pena fazer alguma ação para lucrar, mesmo sem ter se planejado com antecedência. A resposta é sim!

Em 2021, os e-commerces faturaram R$6,3 bilhões na primeira quinzena de março — um crescimento de 85% em relação ao ano anterior.

Esses são os dados do relatório da AlliN, que mostram o potencial do Dia do Consumidor para alavancar as vendas da sua loja virtual. Inclusive, este ano, 42% dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções da data.

O que é o Dia do Consumidor?

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Por aqui, o evento ganhou vida em 2014.

Para te ajudar a preparar a sua loja virtual para o Dia do Consumidor, fizemos uma lista com 7 dicas essenciais para se dar bem nessa data cada vez mais importante para o varejo online.

Continue lendo para conferir!

1. Ofereça promoções atrativas

Parece óbvio, mas as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos para seus clientes ao longo da semana desse evento.

Porém, é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.

Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como:

  • kits de produtos;
  • condições de pagamento especiais;
  • brindes;
  • cashback etc.

2. Invista na experiência do consumidor

Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo?

O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas.

Para garantir esses aspectos na Semana do Consumidor, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia.

Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana.

Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.

Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar suas conversões e fazer com que seus clientes tornem-se leais à marca e indiquem seu negócio para outras pessoas.

3. Divulgue suas ações de forma estratégica

Como já dissemos anteriormente, as pessoas já começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes!

Mas lembre-se: não invista em anúncios para produtos de forma aleatória. Selecione produtos estratégicos, que condizem com o comportamento dos seus consumidores.

Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, como, por exemplo, divulgando ofertas e liberando cupons de descontos exclusivos. Tudo isso vai melhorar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes para o seeu negócio!

4. Ofereça vantagens no frete

Comparando as duas últimas semanas de fevereiro com a primeira quinzena de março de 2021, a mesma pesquisa da AlliN identifica um aumento de 2,7% no frete cobrado pelos e-commerces.

Esse aumento é um ponto de muita atenção para os lojistas. Afinal, o valor e tempo da entrega é um fator muito relevante para a decisão de compra do consumidor, podendo ser determinante para o abandono da compra.

Então, se você quer se destacar da concorrência na Semana do Consumidor, oferecer vantagens no frete pode ser um importante diferencial competitivo.

Se você não tiver condições de arcar com um frete grátis para todas as compras feitas na sua loja virtual no período, uma opção é disponibilizar esse benefício somente para:

  • pedidos acima de um determinado valor;
  • produtos ou categorias específicas;
  • regiões mais estratégicas;
  • primeira compra de novos consumidores.

5. Implemente soluções multicanais

O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Portanto, é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação.

Isso inclui padronizar o seu atendimento, integrar o seu estoque e oferecer opções de entrega facilitadas.

O relatório da AlliN aponta que 28% das pessoas pretendem comprar tanto em lojas físicas quanto virtuais no Dia do Consumidor deste ano.

Para atender às diversas necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, incluindo o “Click & Collect” (clica e coleta), no qual o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física.

Assim, o consumidor tem a facilidade de escolher o modo de entrega da sua preferência, tendo uma experiência de compra positiva na sua loja virtual.

6. Preocupe-se com a fidelização dos clientes

Somente 3% das pessoas que fizeram uma aquisição no Dia do Consumidor em 2021 compraram em uma mesma loja da edição anterior.

Essa taxa de recompra representa uma queda de 1,6 pontos percentuais em relação a 2020, mostrando que a retenção dos clientes é um grande desafio para os varejistas.

Se você pensa que a compra termina no momento do pagamento, você precisa mudar esse ponto de vista!

Por meio de ações de pós-venda é que você torna sua marca parte da rotina do cliente, entrega benefícios, informações e oportunidades de compra.

Sendo assim, aproveite o Dia do Consumidor para planejar ações na entrega do produto e no pós-venda. Uma experiência de entrega rápida com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.

Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.

7. Foque no meio de pagamento

Dar atenção ao meio de pagamento é vital para qualquer negócio, oferecendo aos usuários um ambiente fácil e com as principais opções de pagamento para ele concluir sua compra.

Dica bônus: além dos produtos e serviços em promoção, você pode aproveitar nossas dicas de relacionamento com o cliente para ficar mais pertinho dos seus consumidores e oferecer um atendimento personalizado pelas redes sociais. 

Agora que você já conhece estratégias para impulsionar seu negócio no Dia do Consumidor, aproveite para conferir nosso calendário de datas do varejo para programar suas ações de marketing durante o ano todo

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