Não deixe que os compradores esqueçam do seu negócio! O contato agradável e constante (sem exageros!) é o segredo para ficar no topo da lista de preferências deles.

Quem vende pela internet está o tempo todo competindo a atenção dos clientes com mensagens e notificações de outros aplicativos. Só é preciso alguns segundos para que um consumidor pare de responder e aquela venda seja perdida. Não existe uma fórmula mágica para atrair ou manter a atenção da sua clientela, mas existem algumas ferramentas para divulgar lançamentos, novidades e promoções de forma digital e aumentar suas vendas.
Neste post, nós da Pertinho de Casa reunimos 4 dicas de relacionamento com o cliente – também chamado de CRM ( Customer Relationship Management) – para você estar sempre em contato com seus clientes pelo WhatsApp, pelo Facebook e até mesmo por e-mail. Confira!
1) Faça listas de transmissão do WhatsApp Business
Com esta funcionalidade, você economiza tempo na hora de divulgar lançamentos e promoções do dia ou da semana – já que não precisa mandar a mesma mensagem contato por contato. É bem simples: você adiciona em um mesmo lugar todos os clientes que você tem contato. Depois de escrever a mensagem e enviar, cada cliente receberá o conteúdo separadamente, sem saber que está em uma lista de transmissão, mas tome alguns cuidados:
- As mensagens não devem conter nome. Você pode começar a mensagem com “Olá, tudo bem?” ou “Tenho novidades para você!”. Assim, você passa a impressão que está escrevendo especialmente para aquele contato.
- A lista de Transmissão do WhatsApp deve ser usada exclusivamente para divulgar oportunidades do seu negócio. Esta funcionalidade não deve ser usada para mensagens de “bom dia” ou correntes.
- Tome cuidado com a frequência que usa este canal. Os clientes podem entender que caíram em uma lista de transmissão e pedir para os excluir da lista. Atente-se também ao período em que as mensagens serão enviadas – concentrando-se no horário comercial.
- Caso você escolha usar a lista de transmissão ativamente e pensa em realizar estratégias como descontos exclusivos para esses contatos da lista, avise e convide seus clientes a participarem deste canal.
2) Crie um histórico de vendas
Em uma planilha, caderninho ou em um sistema de gestão, tenha anotado o histórico de vendas de cada cliente. Ter esse controle torna possível que você entre em contato com eles quando os produtos estiverem acabando e mostrar que está ali para ajudá-lo. Exemplo: você vende kits de marmitas congeladas para o mês todo e sabe que sua cliente Maria comprou 30 marmitas no dia 10. Na primeira semana do mês seguinte, mande uma mensagem perguntando o que ela achou da comida, apresente o cardápio vigente e pergunte se ela já quer encomendar mais uma leva de marmitas.
3) Fique de olho em datas especiais e comemorações
Aqui no blog já indicamos as datas comemorativas do varejo que você precisa ficar de olho e como fazer um cronograma de postagens para suas redes sociais para lucrar mais. Mas você também precisa ficar de olho em datas específicas para cada cliente: aniversários, aniversários de namoro e de casamento, dia da profissão do cliente, entre outros. Você pode, junto com o histórico de compras, incluir data de aniversário e comemorações para as quais eles podem já ter comprado itens para presentear.
4) Surpreenda a qualquer momento
Tem muita gente que adora presentear sem que seja preciso uma data específica. Outros presenteiam amigos e familiares por promoções no trabalho, para melhorar o humor e muito mais. Seja qual for o motivo, algo que se popularizou muito durante a pandemia foi o “Amigo Delivery”: seu cliente escolhe um produto com você, paga e pede para você entregar direto para quem deve ser surpreendido. Está aí uma boa oportunidade de criar kits personalizáveis para essas oportunidades. Importante: quem vai presentear precisa buscar aqui no Pertinho de Casa os negócios cadastrados próximos do endereço da entrega!
Estas são algumas das ferramentas e técnicas de marketing digital mais comuns entre pequenos empreendedores e que garantem bons resultados na hora de se relacionar com os clientes. Ficou com alguma dúvida? É só escrever para a gente nos comentários que iremos ajudar você!
