4 superdicas pra você ficar mais pertinho do seu cliente

Não deixe que os compradores esqueçam do seu negócio! O contato agradável e constante  (sem exageros!) é o segredo pra ficar no topo da lista de preferências deles. 

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Quem vende pela internet está o tempo todo competindo a atenção dos clientes com mensagens e notificações de outros aplicativos. Só precisa de alguns segundos pra que um consumidor pare de responder e aquela venda seja perdida. Não há fórmula mágica para atrair ou manter a atenção da sua clientela, mas existem algumas ferramentas para divulgar lançamentos, novidades e promoções de forma digital e aumentar suas vendas. 

Neste post, nós da Pertinho de Casa reunimos 4 dicas de relacionamento com o cliente – também chamado de CRM – para você estar sempre em contato com seus clientes pelo WhatsApp, pelo Facebook e até mesmo por e-mail. Confira! 

1) Faça listas de transmissão do WhatsApp Business 
Com esta funcionalidade você economiza tempo na hora de divulgar lançamentos e promoções do dia ou da semana – já que não precisa mandar a mesma mensagem contato por contato. É bem simples: você adiciona num mesmo lugar todos os clientes que tem contato. Depois de escrever a mensagem e enviar, cada cliente receberá o conteúdo separadamente, sem saber que está em uma lista de transmissão. Mas tome alguns cuidados: 

  • As mensagens não devem conter nome algum. Você pode começar a mensagem com “Olá, tudo bem?” ou “Tenho novidades para você!”. Assim, você passa a impressão que está escrevendo especialmente para aquele contato. 
  • A lista de Transmissão do WhatsApp deve ser usada exclusivamente para divulgar oportunidades do seu negócio. Esta funcionalidade não deve ser usada para mensagens de “bom dia” ou correntes. 
  • Tome cuidado com a frequência que usa este canal. Os clientes podem entender que caíram em uma lista de transmissão e pedir para você os excluir da lista. Atente-se também ao período em que as mensagens serão enviadas – concentrando-se no horário comercial. 
  • Caso você escolha usar a lista de transmissão ativamente e pensa em estratégias, como descontos exclusivos para os contatos da lista, avise e convide seus clientes a participarem deste canal. 

2) Crie um histórico de vendas 
Em uma planilha, caderninho ou em um sistema de gestão, tenha anotado o histórico de vendas de cada cliente. Ter esse controle torna possível que você entre em contato com eles quando os produtos estiverem acabando e mostrar que está ali para ajudá-lo. Exemplo: você vende kits de marmitas congeladas para o mês todo e sabe que sua cliente Maria comprou 30 marmitas no dia 10. Na primeira semana do mês seguinte, mande uma mensagem perguntando o que ela achou da comida, apresente o cardápio vigente e pergunte se ela já quer encomendar mais uma leva de marmitas. 

3) Fique de olho em datas especiais e comemorações 
Aqui no blog já indicamos as datas comemorativas do varejo que você precisa ficar de olho em 2021 e como fazer um cronograma de postagens para suas redes sociais para lucrar mais. Mas você também precisa ficar de olho em datas específicas para cada cliente: aniversários, aniversários de namoro e de casamento, dia da profissão do cliente, entre outros. Você pode, junto com o histórico de compras de cada cliente incluir data de aniversário e comemorações para as quais eles podem já ter comprado itens para presentear. 

4) Surpreenda a qualquer momento 
Tem muita gente que adora presentear sem que seja preciso uma data específica. Outros presenteiam amigos e familiares por promoções no trabalho, para melhorar o humor e muito mais. Seja qual for o motivo, algo que se popularizou muito durante a pandemia foi o “Amigo Delivery”: seu cliente escolhe um produto com você, paga e pede para você entregar direto para quem deve ser surpreendido (aqui no blog nós falamos um pouquinho sobre o tema). Está aí uma boa oportunidade de criar kits personalizáveis para essas oportunidades. Importante: quem vai presentear precisa buscar aqui no Pertinho de Casa os negócios cadastrados próximos do endereço da entrega! 

Estas são algumas das ferramentas e técnicas de marketing digital mais comuns entre pequenos empreendedores e que garantem bons resultados na hora de se relacionar com os clientes. Para conhecer algumas outras, clique aqui. Ficou com alguma dúvida? É só escrever para a gente nos comentários que iremos ajudar você! 

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