Uncategorized

4 dicas para você ficar mais pertinho do seu cliente

Não deixe que os compradores esqueçam do seu negócio! O contato agradável e constante  (sem exageros!) é o segredo para ficar no topo da lista de preferências deles. 

Quem vende pela internet está o tempo todo competindo a atenção dos clientes com mensagens e notificações de outros aplicativos. Só é preciso alguns segundos para que um consumidor pare de responder e aquela venda seja perdida. Não existe uma fórmula mágica para atrair ou manter a atenção da sua clientela, mas existem algumas ferramentas para divulgar lançamentos, novidades e promoções de forma digital e aumentar suas vendas. 

Neste post, nós da Pertinho de Casa reunimos 4 dicas de relacionamento com o cliente – também chamado de CRM ( Customer Relationship Management) – para você estar sempre em contato com seus clientes pelo WhatsApp, pelo Facebook e até mesmo por e-mail. Confira! 

1) Faça listas de transmissão do WhatsApp Business 


Com esta funcionalidade, você economiza tempo na hora de divulgar lançamentos e promoções do dia ou da semana – já que não precisa mandar a mesma mensagem contato por contato. É bem simples: você adiciona em um mesmo lugar todos os clientes que você tem contato. Depois de escrever a mensagem e enviar, cada cliente receberá o conteúdo separadamente, sem saber que está em uma lista de transmissão, mas tome alguns cuidados: 

  • As mensagens não devem conter nome. Você pode começar a mensagem com “Olá, tudo bem?” ou “Tenho novidades para você!”. Assim, você passa a impressão que está escrevendo especialmente para aquele contato. 
  • A lista de Transmissão do WhatsApp deve ser usada exclusivamente para divulgar oportunidades do seu negócio. Esta funcionalidade não deve ser usada para mensagens de “bom dia” ou correntes. 
  • Tome cuidado com a frequência que usa este canal. Os clientes podem entender que caíram em uma lista de transmissão e pedir para os excluir da lista. Atente-se também ao período em que as mensagens serão enviadas – concentrando-se no horário comercial. 
  • Caso você escolha usar a lista de transmissão ativamente e pensa em realizar estratégias como descontos exclusivos para esses contatos da lista, avise e convide seus clientes a participarem deste canal. 

2) Crie um histórico de vendas 

Em uma planilha, caderninho ou em um sistema de gestão, tenha anotado o histórico de vendas de cada cliente. Ter esse controle torna possível que você entre em contato com eles quando os produtos estiverem acabando e mostrar que está ali para ajudá-lo. Exemplo: você vende kits de marmitas congeladas para o mês todo e sabe que sua cliente Maria comprou 30 marmitas no dia 10. Na primeira semana do mês seguinte, mande uma mensagem perguntando o que ela achou da comida, apresente o cardápio vigente e pergunte se ela já quer encomendar mais uma leva de marmitas. 

3) Fique de olho em datas especiais e comemorações 

Aqui no blog já indicamos as datas comemorativas do varejo que você precisa ficar de olho como fazer um cronograma de postagens para suas redes sociais para lucrar mais. Mas você também precisa ficar de olho em datas específicas para cada cliente: aniversários, aniversários de namoro e de casamento, dia da profissão do cliente, entre outros. Você pode, junto com o histórico de compras, incluir data de aniversário e comemorações para as quais eles podem já ter comprado itens para presentear. 

4) Surpreenda a qualquer momento 
Tem muita gente que adora presentear sem que seja preciso uma data específica. Outros presenteiam amigos e familiares por promoções no trabalho, para melhorar o humor e muito mais. Seja qual for o motivo, algo que se popularizou muito durante a pandemia foi o “Amigo Delivery”: seu cliente escolhe um produto com você, paga e pede para você entregar direto para quem deve ser surpreendido. Está aí uma boa oportunidade de criar kits personalizáveis para essas oportunidades. Importante: quem vai presentear precisa buscar aqui no Pertinho de Casa os negócios cadastrados próximos do endereço da entrega! 

Estas são algumas das ferramentas e técnicas de marketing digital mais comuns entre pequenos empreendedores e que garantem bons resultados na hora de se relacionar com os clientes.  Ficou com alguma dúvida? É só escrever para a gente nos comentários que iremos ajudar você! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s