5 dicas para o seu negócio sair (ou nem entrar) do vermelho

Algumas medidas e cuidados são fundamentais para manter uma empresa de qualquer tamanho financeiramente saudável. Com os pequenos negócios, essa organização é ainda mais importante. 

  1. Acompanhe o fluxo de caixa de perto 

O fluxo de caixa são todas as movimentações de entrada e de saída de recursos financeiros na empresa. Só monitorando diariamente esses números você pode tomar decisões para sair do vermelho ou evitar entrar. 

Com ele, é possível calcular o crescimento e a queda nas vendas e nos gastos para analisar o cenário atual. Essas informações dizem também como estão as dívidas e as questões que atrapalham o desempenho da receita. Uma planilha de Excel é a forma mais simples de manter o fluxo de caixa atualizado. 

  1. Corte gastos desnecessários 

Reduzir despesas supérfluas é fundamental para manter um negócio financeiramente saudável. Existem as economias nos gastos básicos, como deixar as luzes e equipamentos desligados o máximo possível e diminuir os gastos com água e telefone. Todos os funcionários devem estar cientes quando se toma uma decisão como essa ou não vai funcionar. 

Se você paga aluguel, procurar um imóvel com valor mais baixo é outra forma de reduzir os gastos fixos. 

Em relação aos gastos variáveis, faça orçamentos com diferentes fornecedores para ver se você pode pagar menos mantendo a qualidade do seu produto final. Os custos com embalagens também podem ser revistos. 

  1. Contrate um contador 

Não é tão simples quanto parece gerenciar as contas de uma empresa, mesmo que seja pequena. Para quem não tem muita experiência, é muito comum que elas saiam do controle. Um contador pode ser o melhor dos investimentos para manter o fluxo de caixa saudável. Ele tem conhecimento para analisar as receitas e despesas e ajudar a renegociar as dívidas. 

Além disso, as regras tributárias brasileiras são complexas. Precisa entender a fundo os tributos e as leis para não correr riscos legais. 

  1. Conheça bem as suas dívidas 

Ter as dívidas sob controle é fundamental para sair do vermelho. Conheça os termos, prazos, valores e, principalmente, os juros dos empréstimos. Com isso em mente, renegocie sempre que possível. Quando tomar um novo empréstimo, sempre cheque se os juros são abusivos. Resolver um problema imediato não pode significar criar um problema muito maior a longo prazo. 

Além disso, nunca misture as dívidas pessoais com as dívidas do seu negócio. Esse erro é bastante comum entre os pequenos empresários. Pra começar, separe a sua conta corrente da conta corrente da empresa. Ao definir o seu pró-labore, pense quanto você pagaria para um funcionário fazer o que você faz e não retire mais do que o valor definido. Por outro lado, se precisar fazer uma compra para a empresa e não tiver dinheiro em caixa, adie ou diminua a compra em vez de tirar da conta pessoal. 

  1. Aumente o ticket médio 

A média do valor que cada cliente gasta na sua empresa é um indicador que ajuda bastante a tomar decisões estratégicas de negócio. E você pode dar uma forcinha para aumentar esse valor: 

  • Dê descontos progressivos 

Aumente a porcentagem de desconto quanto mais itens o cliente colocar no carrinho. Isso vai incentivar que ele compre mais na sua loja. 

  • Aumente o preço do produto 

Essa é a forma mais fácil de aumentar o ticket médio, mas é a mais delicada também. Preços acima do mercado podem ser fatais para as vendas. Ao aumentar os preços, você precisa provar aos compradores que a qualidade também aumentou. 

  • Reduza custos variáveis 

Diminuindo despesas de produção, você aumenta a margem de lucro das suas vendas. Considere fazer orçamento com novos fornecedores ou negociar com os antigos para reduzir os valores. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑