Métricas do Instagram: como entender o seu negócio

Já falamos por aqui que o Instagram é uma ótima ferramenta para ajudar a alavancar seu negócio. Quanto mais seguidores interagindo com sua página, melhor. Por isso, é muito importante produzir conteúdos para essa rede social com frequência. Assim, você consegue se comunicar com sua audiência, atrair novas pessoas e fornecer mais informações a respeito da sua marca. 

Para ajudar, você também deve acompanhar as métricas que são fornecidas pelo próprio Instagram. Com elas, você pode: 

  • Conhecer melhor os seus seguidores, entendendo quem é seu público-alvo; 
  • Focar em conteúdos que tenham maior probabilidade de atingir o público-alvo; 
  • Compreender de que forma a audiência se relaciona com a marca e quais melhorias podem ser feitas. 

Abaixo, listamos as métricas que são mais importantes e o que elas têm a dizer sobre o desempenho do seu perfil no Instagram.  

Alcance 

Mostra a quantidade de perfis que viram suas postagens. São dados importantes para avaliar o crescimento do perfil, já que levam em consideração o total de contas atingidas e quais publicações têm melhor desempenho. 

Impressões 

O número de impressões mostra quantas vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas, independentemente se elas estão vendo pela primeira vez ou pela décima. 

Engajamento 

Nas métricas de engajamento, você encontra todos os dados referentes à forma como o público se envolve com seu perfil. Os comentários e a quantidade de curtidas, por exemplo, apontam quais postagens geraram maior interação com os usuários. 

O sucesso da sua estratégia também pode ser medido por meio da análise de publicações que são salvas pelos seguidores. Afinal, se eles clicaram em “salvar”, isso significa que o conteúdo foi eficaz e houve o interesse em rever essa postagem depois. Outra análise importante é saber quantas usuários enviaram seu post para outras pessoas no Instagram.  

Visitas ao perfil 

O número de visualizações é igual à quantidade de visitas que o perfil recebeu no período analisado.  

Cliques no perfil 

Os cliques no perfil reúnem todos os dados referentes às interações dos usuários com as informações que você disponibilizou na bio para que eles conheçam seu site ou entrem em contato com você por WhatsApp.  

Seguidores 

O número de seguidores é a métrica que mostra a quantidade de pessoas que começaram ou deixaram de seguir o seu perfil durante um determinado período. 

Características da audiência 

São dados ricos para conhecer a faixa etária, localização e gênero dos seguidores que se envolvem com você.  

Stories 

Assim como acontece nas publicações do feed, também é possível analisar o desempenho dos stories a partir das métricas do Instagram. Além do número de alcance e de impressões, os stories fornecem informações sobre todos os tipos de interação que uma pessoa pode ter com a sua publicação, como os toques para avançar ou voltar, as respostas enviadas por mensagem e as saídas dos usuários.  

É importante lembrar que você encontra todas essas métricas no seu Instagram. A conta precisa ser empresarial. Para isso, basta entrar no seu perfil e no canto superior direito clicar nos três risquinhos e em “Informações”. Ou você pode clicar em “Ver Informações” de cada post publicado.  

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