
Saber o custo exato do produto ou serviço que você comercializa é fundamental pra definir o preço de venda e ter um negócio saudável.
Quando a gente fala sobre valor de venda, não é só o custo do produto que deve ser levado em conta. Entram também na conta o quanto o seu cliente pode pagar, o valor praticado pelos concorrentes e o lucro para a empresa. Mas saber o custo do produto é o fator mais importante para manter um negócio funcionando.
Como calcular o custo do produto
Antes de qualquer decisão sobre como calcular o preço de venda de um produto, é preciso estar por dentro de conceitos financeiros e administrativos.
Entenda as categorias de custos que toda empresa tem:
Custos fixos: são os custos que não mudam de acordo com o volume de produção ou de compra de produtos para revender. Aqui entram aluguel, salários fixos, matéria-prima, manutenção de máquinas, limpeza, alimentação, transporte e outros.
Os custos fixos estão divididos em duas categorias:
Custos diretos: são aqueles ligados diretamente à produção ou compra de produtos sem precisar fazer um rateio. Por exemplo: o custo da matéria-prima e dos insumos.
Custos indiretos: gastos que precisam de rateio pelo número de produtos no estoque e não estão diretamente ligados à produção ou compra de produtos. Exemplos são combustível para buscar material no fornecedor, energia, água, alimentação, etc.
Custos variáveis: esses valores variam conforme o volume de produção ou de compra de produtos para revender e a quantidade de vendas feitas. Em datas especiais, por exemplo, você vai vender mais e pagar mais taxas de cartão de crédito. Também entram aqui água, energia, comissões e fretes.
Registre todas as despesas!
Muitos empresários têm um bom volume de vendas e não conseguem entender porque as contas não fecham e às vezes ficam no prejuízo.
Em grande parte dos casos, o que falta é o correto planejamento de todos os custos do produto ou do serviço.
O ideal é você colocar tudo em uma planilha. E quando a gente diz tudo, é tudo mesmo: um cafézinho que você paga durante uma conversa com um fornecedor é uma despesa e deve estar mapeada. É importante tirar um tempo pra se lembrar e listar todos esses custos.
Como calcular o preço de venda
Agora que você entende os termos administrativos, a conta que você tem que fazer é a seguinte:
Custos Diretos + Custos Indiretos + Custos Fixos + Custos Variáveis = Custo Total
Essa é a maneira mais simples para começar a precificar o seu produto ou serviço!
Aqui tem mais alguns conteúdos relevantes para o seu pequeno negócio:
