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Precificação: Como calcular o preço de venda e ter lucro

Saber o custo exato do produto ou serviço que você comercializa é fundamental pra definir o preço de venda e ter um negócio saudável. 

Quando a gente fala sobre valor de venda, não é só o custo do produto que deve ser levado em conta. Entram também na conta o quanto o seu cliente pode pagar, o valor praticado pelos concorrentes e o lucro para a empresa. Mas saber o custo do produto é o fator mais importante para manter um negócio funcionando. 

Como calcular o custo do produto 

Antes de qualquer decisão sobre como calcular o preço de venda de um produto, é preciso estar por dentro de conceitos financeiros e administrativos.

Entenda as categorias de custos que toda empresa tem: 

Custos fixos: são os custos que não mudam de acordo com o volume de produção ou de compra de produtos para revender. Aqui entram aluguel, salários fixos, matéria-prima, manutenção de máquinas, limpeza, alimentação, transporte e outros. 

Os custos fixos estão divididos em duas categorias: 

Custos diretos: são aqueles ligados diretamente à produção ou compra de produtos sem precisar fazer um rateio. Por exemplo: o custo da matéria-prima e dos insumos. 

Custos indiretos: gastos que precisam de rateio pelo número de produtos no estoque e não estão diretamente ligados à produção ou compra de produtos. Exemplos são combustível para buscar material no fornecedor, energia, água, alimentação, etc. 

Custos variáveis: esses valores variam conforme o volume de produção ou de compra de produtos para revender e a quantidade de vendas feitas. Em datas especiais, por exemplo, você vai vender mais e pagar mais taxas de cartão de crédito. Também entram aqui água, energia, comissões e fretes. 

Registre todas as despesas!
Muitos empresários têm um bom volume de vendas e não conseguem entender porque as contas não fecham e às vezes ficam no prejuízo.

Em grande parte dos casos, o que falta é o correto planejamento de todos os custos do  produto ou do serviço. 

O ideal é você colocar tudo em uma planilha. E quando a gente diz tudo, é tudo mesmo: um cafézinho que você paga durante uma conversa com um fornecedor é uma despesa e deve estar mapeada. É importante tirar um tempo pra se lembrar e listar todos esses custos.

Como calcular o preço de venda

Agora que você entende os termos administrativos, a conta que você tem que fazer é a seguinte: 

Custos Diretos + Custos Indiretos + Custos Fixos + Custos Variáveis = Custo Total 

Essa é a maneira mais simples para começar a precificar o seu produto ou serviço!

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