Dicas para vender mais

Como tirar boas fotos de produtos

Caprichar nas fotos de produtos pode ser decisivo pra fechar uma venda. Siga as nossas dicas pra fazer fotos com o celular e deixar o que você vende ainda mais atraente.

O melhor fundo para fotografia de produto

O fundo branco é o que deixa o seu produto como protagonista da foto. Por isso, se você estiver começando a fotografar, ele será o seu maior aliado. Com o tempo, vá se arriscando para criar cenários e contextos que aproximem o que você está vendendo da realidade do cliente. Só não se esqueça que o item deve ser sempre o mais importante da imagem.

Cuidado com o enquadramento e a proporção

As fotos de produtos para catálogos virtuais e redes sociais devem encantar e dar segurança para quem vai comprar sem precisar tocar nos produtos. Mostrar o tamanho correto e a maior quantidade de detalhes possível é fundamental para não criar expectativas erradas. Se a escala for ainda mais importante para o item que você vende, vale colocar ao lado dele um objeto comum que vai dar ideia de proporção. Um exemplo que o pessoal sempre usa, é colocar moedas ao lado dos objetos para dar a noção de tamanho.

A melhor iluminação para foto

Mesmo as fotos profissionais de produto ficam melhores com a luz natural. Sempre que possível, aproveite o começo da tarde pra fotografar ao ar livre ou próximo a uma janela. Se não der para usar a luz natural, você precisará investir pelo menos em um equipamento básico de iluminação. Adeus a fotos embaçadas Um dos maiores problemas com as fotos que não são profissionais é a estabilidade do equipamento. Qualquer movimento ou vibração (pode ser até uma respiração mais forte) acaba com a foto. Um tripé para smartphone resolve o problema.

Deixe os filtros de lado

Os filtros são divertidos e fazem o maior sucesso nas redes sociais, mas as fotos de produtos precisam mostrar com fidelidade suas cores. Um cliente pode se sentir enganado se receber um produto de uma cor diferente da que viu na foto.

Aprenda a editar fotos

Com a fotografia digital, a edição pode ser tão importante quanto a captação das imagens. Não estamos falando de transformar as imagens, mas selecionar as melhores, fazer ajustes e cortes para os diferentes tamanhos. Existem alguns aplicativos para editar fotos online que você pode começar a se aventurar na edição.

De olho no formato e tamanho da foto

Uma especificação particular do site da Pertinho de Casa precisa ser levada em consideração também na hora de fazer o upload da foto do seu produto: o tamanho da foto não pode ultrapassar 4 MB. Além disso, a foto deve ser exclusivamente em formato .jpg ou .png. Se a foto for quadrada, melhor ainda. Mas não é um problema se for retangular também.

Escolha bem o ângulo

Quando for tirar fotografias procure testar ângulos . Recomendamos brincar um pouco para conseguir efeitos diferentes e procurar pontos de vista exclusivos que possam contar toda uma história e mostrar melhor o seu produto. Tenha em mente que sua foto precisa refletir, com precisão, o tamanho, forma e qualidade de seus produtos para garantir a venda dos mesmos e a satisfação do seu cliente.

Estabilidade

Ao tirar uma foto, a mais pequena vibração ou movimento pode provocar uma imagem borrada. E, quanto mais perto você estiver do objeto, mais óbvio ficará o borrão da imagem. Um tripé pode garantir a sua firmeza e a da câmera quando você tirar a foto. Mesmo um tripé barato vai fazer toda a diferença na nitidez de suas imagens. Você também pode usar o timer interno da câmera para minimizar a trepidação da câmera e maximizar a nitidez. Se você vai usar a câmera do seu celular, pense em encostá-lo num objeto bem firme ou apoiar os braços para minimizar o movimento.

Mais é Mais!

Os internautas de muitos sites de venda colocam só uma imagem de um item e escrevem ‘disponível também em amarelo e rosa’. Se você oferece um item específico em diversas cores, não deve apenas falar isto aos clientes, deixe as pessoas verem também. Fotos que mostrem a variedade de cores vão fazer seu produto parecer mais rico, atrativo e o melhor de tudo, você terá uma chance maior de vendê-lo.

Aproveite que está em nosso blog e confira um texto com dicas para evitar produtos encalhados. Confira também em nosso Portal Educacional para Vendedores da Pertinho, diversos cursos que podem ajudar seu negócio a vender mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s