
Fazer a gestão de redes sociais é o primeiro passo para o sucesso da sua divulgação e é mais simples do que você pensa.
Por que é importante estar presente nas redes sociais?
Não é nenhuma novidade que as redes sociais são grandes aliadas das pequenas e médias empresas que desejam conquistar mais clientes. É através delas, que milhares de pessoas podem ter acesso à sua marca.
Segundo uma pesquisa realizada pelo MarketingSherpa, 95% das pessoas entre 18 e 34 anos acompanham marcas em suas redes sociais. Ou seja, para a maioria dos públicos, o marketing digital voltado às mídias sociais já é essencial.
Dessa forma, é através das redes sociais, que estratégias de publicidade podem conquistar melhores resultados e ainda aumentar o alcance. Por isso, é cada vez mais relevante que as empresas passem a estruturar estratégias específicas para essas mídias. Além disso, é possível citar que desde o começo da pandemia, 71% dos brasileiros aumentou o seu consumo através de comércios digitais. É o que demonstra o estudo pela NZN.
Para ajudar você a vender mais, organizamos aqui algumas dicas para você elaborar um excelente calendário. Veja:
Dedique um momento para planejar
Já diria o ditado: quem não é visto não é lembrado. E essa máxima de sabedoria popular acertou em cheio quando o assunto é negócios. Trazendo essa questão para a divulgação do seu empreendimento, podemos concluir que não adianta você ter criado uma FanPage no Facebook e um perfil de negócios no Instagram se você não os alimenta com conteúdo frequente, não é mesmo?
E, para ter frequência, é preciso ter estratégia e um bom cronograma de publicações. Por isso, é de suma importância que você dedique um momento durante o seu dia ou sua semana a esta atividade.
Benchmarking
Antes de começar a criar sua estratégia de divulgação, recomendamos que você faça um benchmarking. O benchmarking nada mais é do que uma análise de quais são as boas práticas de outras empresas aplicadas às redes sociais, neste caso. Abaixo estão alguns pontos que você pode analisar:
- Verifique o tom de voz utilizado pelas marcas que você admira e que são do seu segmento;
- Verifique quais histórias cada post está contando (é comum que nem tudo seja sobre produto);
- Verifique a qualidade das imagens usadas e se ela segue alguma diretriz de marca (como cores, tipografia, etc.);
- Verifique como essas empresas costumam responder seus clientes e siga os melhores exemplos.
Utilize uma plataforma/ferramenta para se organizar
Recomendamos que você utilize o Google Planilhas por duas razões: a primeira, é que é um serviço gratuito; e a segunda, é que é um serviço que fica na nuvem, isto é, com altas chances de o arquivo não ser perdido porque é salvo automaticamente. Basta ter um e-mail do Gmail para ter acesso ao Google Planilhas e a outros serviços.
Agora vamos pôr a mão na massa!
Na planilha, crie as seguintes colunas para se orientar. Aproveite e veja os exemplos que colocamos nela:

Simples, né? Não esqueça dessas dicas:
- Note que cada rede social possui uma linguagem própria. No instagram, usamos mais hashtags, por exemplo. O Facebook carrega links, diferente do instagram.
- Você pode dividir cada aba da sua planilha por mês. Fica visualmente melhor de se organizar assim.
- Algumas redes sociais, como o Facebook e o Instagram (através do Estúdio de Criação do Facebook), permitem agendamento de post.
- Não se esqueça de responder e/ou reagir a todos os comentários e interações que tiver no seu post. O relacionamento com o cliente é muito importante.
- Você pode separar seu conteúdo por perene e sazonal (com datas comemorativas). Isso permite pensar em campanhas específicas, como a de Dia dos Pais no exemplo acima.
Fale do seu produto direta e indiretamente
Existem muitas formas de agregar valor ao seu negócio quando o assunto é divulgação. Você não precisa falar o tempo todo sobre o seu produto. Mostre os bastidores, aguce a curiosidade da sua audiência, convide-os a interagir. Abaixo, usamos como exemplo uma loja de roupas para imaginarmos quais conteúdos o empreendedor pode colocar no seu cronograma. Veja:
- Foto de linhas e agulhas utilizadas na confecção das peças;
- Foto de um cliente utilizando a peça confeccionada exclusivamente (não se esqueça da autorização de imagem do cliente);
- Vídeo em hyperlapse (velocidade aumentada) de uma peça sendo costurada;
- Foto de sacolas bonitas com peças dentro, prontas para entrega;
- Vídeo bumerangue de uma arara com vários cabides e peças da nova coleção.
A criação do seu cronograma de postagens pode ser um grande exercício de criatividade.
E com essas dicas, com certeza o seu negócio terá mais chances de se destacar.
Boas vendas!
