Como fazer um cronograma de postagens para suas Redes Sociais

Fazer a gestão de redes sociais é o primeiro passo para o sucesso da sua divulgação e é mais simples do que você pensa. 

Para ajudar você a vender mais, organizamos aqui algumas dicas para você elaborar um excelente calendário. Veja: 

Dedique um momento para planejar 

Já diria o ditado: quem não é visto não é lembrado. E essa máxima de sabedoria popular acertou em cheio quando o assunto é negócios. Trazendo essa questão para a divulgação do seu empreendimento, podemos concluir que não adianta você ter criado uma FanPage no Facebook e um perfil de negócios no Instagram se você não os alimenta com conteúdo frequente, não é mesmo? 

E, para ter frequência, é preciso ter estratégia e um bom cronograma de publicações. Por isso, é de suma importância que você dedique um momento durante o seu dia ou sua semana a esta atividade. 

Benchmarking 

Antes de começar a criar sua estratégia de divulgação, recomendamos que você faça um benchmarking. O benchmarking nada mais é do que uma análise de quais são as boas práticas de outras empresas aplicadas às redes sociais, neste caso. Abaixo estão alguns pontos que você pode analisar: 

  • Verifique o tom utilizado pelas marcas que você admira e que são do seu segmento; 
  • Verifique quais histórias cada post está contando (é comum que nem tudo seja sobre produto); 
  • Verifique a qualidade das imagens usadas e se ela segue alguma diretriz de marca (como cores, tipografia, etc); 
  • Verifique como essas empresas costumam responder seus clientes e siga os melhores exemplos. 

Utilize uma planilha para se organizar 

Recomendamos que você utilize o Google Planilhas por duas razões: a primeira, é que é um serviço gratuito; e a segunda, é que é um serviço que fica na nuvem, isto é, com altas chances de o arquivo não ser perdido porque é salvo automaticamente. Basta ter um e-mail do Gmail para ter acesso ao Google Planilhas e a outros serviços. 

Agora vamos pôr a mão na massa! 

Na planilha, crie as seguintes colunas para se orientar. Aproveite e veja os exemplos que colocamos nela:

 

Simples, né? Não esqueça dessas dicas: 

  • Note que cada rede social possui uma linguagem própria. No instagram, usamos mais hashtags, por exemplo. O Facebook carrega links, diferente do instagram. 
  • Você pode dividir cada aba da sua planilha por mês. Fica visualmente melhor de se organizar assim. 
  • Algumas redes sociais, como o Facebook e o Twitter (através do TweetDeck), permitem agendamento de post.  
  • Não se esqueça de responder e/ou reagir a todos os comentários e interações que tiver no seu post. O relacionamento com o cliente é muito importante.  
  • Você pode separar seu conteúdo por perene e sazonal (com datas comemorativas). Isso permite pensar em campanhas específicas, como a de Dia dos Pais no exemplo acima. 

Fale do seu produto direta e indiretamente 

Existem muitas formas de agregar valor ao seu negócio quando o assunto é divulgação. Você não precisa falar o tempo todo sobre o seu produto. Mostre os bastidores, aguce a curiosidade da sua audiência, convide-os a interagir. Abaixo, usamos como exemplo uma loja de roupas para imaginarmos quais conteúdos o empreendedor pode colocar no seu cronograma. Veja: 

  • Foto de linhas e agulhas utilizadas na confecção das peças; 
  • Foto de um cliente utilizando a peça confeccionada exclusivamente (não se esqueça da autorização de imagem do cliente); 
  • Vídeo em hyperlapse (velocidade aumentada) de uma peça sendo costurada; 
  • Foto de sacolas bonitas com peças dentro, prontas para entrega; 
  • Vídeo bumerangue de uma arara com vários cabides e peças da nova coleção. 

A criação do seu cronograma de postagens pode ser um grande exercício de criatividade. E com essas dicas, com certeza o seu negócio terá mais chances de se destacar. Boa sorte! 

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